O treinador e antigo futebolista português Rui Águas, atual selecionador de Cabo Verde, defende que Fernando Santos deverá lançar um ponta-de-lança de raiz no duelo com a Arménia desta sexta-feira.

"Jogar sem ponta-de-lança de raiz? Isso depende um pouco do jogo em si. Utilizar o Cristiano como referência de ataque, jogando em casa, não me parece a melhor opção. Essa posição retira-lhe vitalidade, movimento, imprevisibilidade, todos estes fatores que fazem dele um grande", defendeu o técnico em entrevista à Sport TV.

Ainda assim, o lote de jogadores selecionaveis para Fernando Santos não abunda em pontas-de-lança de referência, um fator que Rui Águas associa às características do povo português.

"Essa falta de pontas-de-lança já vem do meu tempo. Nunca tivemos muitos. Sempre criámos jogadores habilidosos no meio-campo, 'números 10' ou alas, mas em determinados desportos não podemos privilegiar apenas o talento técnico. Um ponta-de-lança precisa do lado físico, mas sabemos não somos um povo robusto nem alto", analisou.