A mascote do Campeonato da Europa de futebol de 2016, em França, foi “batizada” de Super Victor, anunciou este domingo a organização, após uma votação na Internet.

“Este nome, internacional, simboliza a vitória, por um lado, e os super-heróis, por outro. O jovem tem um fato de superpoderes, com uma capa e sapatos mágicos que lhe permitem voar. E um pequeno génio do futebol, rodeado de magia”, explicou a organização do torneio, em comunicado.

O nome Super Victor, um jovem jogador com equipamento azul e branco, com o número 16 e uma capa vermelha, ganhou esta votação dos cibernautas em detrimento do Driblou e Goalix. A mascote foi apresentada, ainda sem nome, a 18 de novembro, no jogo particular entre a França e a Suécia, no estádio Velodrome, em Marselha.

No Europeu de 1984, também organizado pela França, a mascote chamava-se Peno. Em 1998, no Mundial que os gauleses acolheram, e também venceram, foi “batizado” de Footix.

Portugal integra o Grupo I de apuramento, seguindo no segundo lugar, com seis pontos em três jogos. A Dinamarca lidera o agrupamento, com sete pontos em quatro jogos já disputados.