A Áustria, com uma espetacular vitória de 4-1 em Solna, no terreno da Suécia, é virtual vencedora do grupo G de qualificação para o Europeu de futebol de 2016, a duas jornadas do fim.

A Espanha, vencedora da Macedónia (1-0) e a Eslováquia, que empatou 1-1 com a Ucrânia, também ficaram muito bem encaminhadas, no grupo C.

Em Solna, a Áustria conseguiu uma vitória absolutamente clara e justa, por número inabituais entre seleções deste nível, desperdiçando mesmo ocasiões para o que teria sido uma goleada estrondosa.

Zlatan Ibrahimovic marcou o 'golo de honra' sueco, aos 90+1 minutos, quando a Áustria já tinha na contabilidade os tentos de Alaba (nove minutos, de grande penalidade), Harnik (38 e 88) e Janko (76).

Há 12 anos que a Suécia não perdia em casa nas qualificações para o Euro, o que não amendrontou a imbatida Áustria (sete vitórias e um empate), sempre muito eficaz e com uma defesa muito sólida.

A Suécia vê a Rússia chegar ao segundo lugar (vitória por 7-0 no Liechtenstein, com 'poker' de Dzyuba) e fica com o Montenegro (2-0 na Moldova) a um ponto, pelo que mesmo a ida aos 'play-offs' dos terceiros está ameaçada.

A Áustria chega aos 22 pontos, a Rússia aos 14, a Suécia mantém os 12 e o Montenegro passa a 11, quando há para disputar duas jornadas.

No grupo C, a Espanha isolou-se no primeiro lugar, com 21 pontos, contra 19 de Eslováquia e 16 de Ucrânia, as três equipas que se vão ordenar no próximo mês para os dois lugares de apuramento direto e o de acesso aos 'play-offs'.

A Espanha ganhou sem brilho, com um autogolo do macedónio Pacovski, aos oito minutos, não houve golos no equilibrado jogo de Zilina e no Bielorússia-Luxemburgo, já 'a feijões', registou-se um 2-0, com 'bis' de Gordejchuk, a isolar a seleção da casa num 'amargo' quarto lugar.

Já apurada, no grupo E, a Inglaterra registou uma vitória clara sobre a vice-líder Suíça, por 2-0. Kane abriu o caminho da vitória, aos 67, e Wayne Rooney fez o 2-0, aos 84, de grande penalidade, tornando-se assim o goleador máximo na história da seleção inglesa.

Rooney chega aos 50 golos e finalmente cai o lendário máximo de 49 de Bobby Charlton. Gary Lineker, com 48, fecha o pódio dos melhores 'artilheiros' da seleção dos 'três leões'.

Já com 24 pontos, fruto de oito vitórias em oito jogos - um percurso imaculado que mais ninguém tem - a Inglaterra já é virtual vencedora do grupo, enquanto que a Suíça mantém 15 pontos e está quase apurada, tanto mais que vai receber na próxima ronda San Marino.

Depois de ganhar à Estónia por 1-0, a Eslovénia atinge os 12 pontos e 'reentra' na corrida, em que também está a Estónia (10 pontos) e mesmo a Lituânia, que chega aos nove pontos depois de superar San Marino em Vilnius, por tangenciais 2-1.