Terminou na terça-feira mais uma dupla jornada europeia de qualificação para o Euro2016. A Inglaterra, a estreante Islândia, a República Checa e a Áustria, que se juntam à anfitriã França, são as seleções já apuradas para a prova. Portugal, que venceu a Albânia, está a um ponto de conseguir o "bilhete" para França.

O site zerozero compilou uma série de factos e curiosidades sobre esta dupla jornada europeia de qualificação para o Euro de 2016.

  1. A Inglaterra, a estreante Islândia, a República Checa e a regressada Áustria, que se juntaram à anfitriã França, já estão no Eurp2016.
  2. A Eslováquia perdeu o estatuto cem por cento vitoriosa, fazendo agora com que apenas a Inglaterra tenha ganho todos os jogos do apuramento.
  3. Eslováquia, Polónia, Suécia, Croácia e Albânia perderam pela primeira vez. Os suecos perderam mesmo os dois jogos realizados.
  4. Para além da Inglaterra, também Áustria, País de Gales, Roménia e Itália ainda não perderam. Todavia, as últimas três ainda não garantiram a qualificação.
  5. Além das quatro apuradas, várias outras seleções já garantiram, pelo menos, o lugar no play-off: País de Gales, Bélgica, Espanha, Eslováquia, Ucrânia, Alemanha, Irlanda do Norte, Itália, Noruega, Portugal, Dinamarca e Albânia.
  6. O melhor terceiro classificado apura-se diretamente para o Euro 2016: neste momento, a equipa que garante essa vaga é a Ucrânia.
  7. Dzyuba (Rússia) apontou frente ao Liechtenstein um poker, o segundo desta fase de qualificação, depois de Lewandowski o ter feito contra Gibraltar.
  8. São Marino estreou-se a marcar na qualificação, fazendo com que as 53 seleções presentes no apuramento já tenham marcado. Foi o primeiro golo de San Marino fora de portas em 14 anos. A seleção perdeu 2-1 na Lituânia.
  9. A Polónia tem o melhor ataque de todas as participantes na qualificação: apontou 29 golos, mais de metade (15) a Gibraltar. Também a Inglaterra (26) e a Alemanha (22) já marcaram mais de 20 golos.
  10. O polaco Lewandowski, com dez golos, é o melhor marcador da fase de qualificação. O segundo melhor marcador está no mesmo grupo: o alemão Muller (8).
  11. A Roménia tem a melhor defesa da qualificação: sofreu apenas um golo, num jogo contra a Hungria, e de bola parada.
  12. Gibraltar e Andorra continuam sem pontuar neste apuramento. A estas duas seleções juntam-se, sem vitórias, a Letónia, o Cazaquistão, São Marino, Grécia, Moldávia, Malta e Arménia. Sérvia e Luxemburgo saíram deste grupo, tendo obtido o seu primeiro triunfo nesta fase de qualificação.