O Albânia-Sérvia será um dos jogos mais importantes desta quinta-feira europeia. Não só pelo facto de os albaneses estarem perto de fazer história e apurarem-se pela primeira vez para a fase final de um torneio, mas também pela rivalidade entre as duas seleções. Quando a bola começar a rolar às 19h45, estarão 12 800 espetadores no Elbasan Arena, um autêntico “barril de pólvor” pronto a explodir.

O clima de guerra entre as duas seleções é justificado pelas medidas de segurança que foram adotadas pelas autoridades albanesas. De acordo com dados divulgados pelo jornal espanhol "Marca", a segurança será garantida por 1500 polícias prontos para garantir a integridade dos visitantes para que não se repitam os incidentes de Belgrado, a 14 de outubro de 2014, que terminou com o jogo antes do tempo, devido aos confrontos nas bancadas e no campo. São 8,5 adeptos por cada polícia. A título de curiosidade, um jogo de alto risco em Portugal costuma mobilizar metade destes efetivos da polícia.

A zona comercial da cidade de Albasan estará deserta já que as lojas foram todas fechadas, assim como as ruas. Dois helicópteros ajudarão a polícia, sobrevoando a cidade e os donos dos edifícios perto do estádio estão proibidos de permitir a entrada de pessoas que não moram nessas habitações, de forma a evitar que apareça outro drone para lançar o caos, como aconteceu em Belgrado. Em alguns prédios estarão franco-atiradores, prontos para acabar com qualquer situação que possa colocar em risco a segurança no encontro. Está ainda proibido a circulação de pessoas nas ruas perto do estádio. Um autêntico estádio de sítio.

Outro pormenor: os bilhetes da partida foram impressos com o nome de cada espectador, que precisará, também, de um documento de identificação para entrar no estádio.

Na origem de todo este "estádio de sítio" estão os acontecimentos do último encontro entre as duas seleções vizinhas, que foi interrompido e cancelado depois de um drone ter sobrevoado o campo com uma bandeira albanesa e ter provocado incidentes nas bancadas e no próprio relvado. A UEFA acabou por atribuir a vitória à Albânia.

Se para os albaneses este é um encontro de tudo ou nada, para a Sérvia é uma oportunidade para arruinar os planos do rival.

"Todos sabem da má relação que temos com a Albânia [Kosovo é o principal foco de discórdia na história das duas nações] mas este é apenas um jogo de futebol. Queremos ganhar para nós mas também para arruinar qualificação da Albânia", contou o sérvio Marko Dmitrovic ao jornal Marca, ele que joga no Alcorcón.

A Sérvia acabou por ser a grande desilusão do Grupo I de qualificação para o Euro2016. Os sérvios são últimos, com apenas um ponto em seis jogos. Já a Albânia tenta um inédito apuramento para a fase seguinte, encontrando-se nesta altura na 3ª posição com onze pontos mas menos um jogo que a Dinamarca, a segunda colocada e que hoje defronta Portugal em Braga.

Se Portugal derrotar a Dinamarca e a Albânia fizer o mesmo frente a Sérvia, os albaneses apuram-se pela primeira vez para a fase final de um torneio de futebol.

*artigo corrigido