As seleções de Espanha e Suíça garantiram hoje um lugar o Euro2016 de futebol, nos grupos C e E, respetivamente, enquanto a Rússia e a Suécia disputam o apuramento direto na última jornada do grupo G.

A seleção espanhola cumpriu a obrigação, ao vencer por 4-0 na receção ao Luxemburgo, e assegurou o primeiro lugar do grupo C, deixando a decisão do segundo classificado em aberto para a última jornada, entre a Eslováquia e a Ucrânia, segundo e terceiro classificados com 19 pontos.

A derrota caseira e surpreendente da Eslováquia frente à Bielorrússia por 1-0 abriu a “porta”, que parecia quase fechada, à qualificação direta da Ucrânia, que foi hoje à Macedónia vencer por 2-0, embora a seleção eslovaca parta para a derradeira jornada numa posição mais favorável.

Com efeito, os eslovacos deslocam-se ao Luxemburgo, enquanto os ucranianos recebem a Espanha, um adversário sempre complicado, mesmo considerando que já assegurou o apuramento.

No grupo E, a Suíça também assegurou hoje o segundo lugar hoje e “passaporte” para França, ao golear por 7-0 São Marino e ao beneficiar do empate caseiro da Eslovénia a um golo frente à Lituânia, que a remete para o terceiro lugar e para o 'play-off' de apuramento.

Neste grupo, a Inglaterra, que recebeu e venceu hoje a Estónia por 2-0, já tinha assegurado o primeiro lugar e o respetivo apuramento direto para a fase final.

No grupo G, o primeiro lugar já tinha 'dono', a Áustria, que hoje venceu fora Montenegro, reforçando a liderança e deixando para a Rússia e a Suécia a luta pela outra vaga de apuramento direto para o Euro2016.

Os russos foram hoje à Moldávia vencer por 2-1 e os suecos deslocaram-se ao Liechtenstein impor-se por 2-0, o que deixa tudo em aberto para a última jornada.

A Rússia soma 17 pontos, mais dois do que a Suécia, sendo que recebe Montenegro, enquanto o rival sueco recebe a Moldávia, o que significa que os russos dependem apenas de si para ocuparem a outra vaga de acesso direto ao Euro2016 e remeterem os suecos para o 'play-off'.