O encontro particular entre a Bélgica e a Espanha, agendado para esta terça-feira, foi oficialmente cancelado devido a ameaça terrorista, anunciou a Federação belga de futebol esta segunda-feira, depois de o nível de alerta de ameaça na Bélgica ter subido para 3 (grave).

A Bélgica está em alerta desde os atentados da passada sexta-feira, em Paris, e existem suspeitas de que o único terrorista sobrevivente, Salah Abdeslam, possa voltar a atuar neste país.

“Lamentamos profundamente que um jogo amigável frente a duas equipas motivadas seja cancelado tão tardiamente e percebemos o desalento de muitos adeptos. Tendo em conta as circunstâncias excecionais, não podemos correr qualquer risco de segurança para os jogadores e os adeptos”, escreveu a Federação belga, em comunicado.

Recorde-se que o Centro de Crise da Bélgica já tinha recomendado o cancelamento deste encontro particular.

“Neste contexto, o Centro de Crise recomenda o cancelamento do jogo de futebol entre a Bélgica e a Espanha, planeado para a terça-feira à noite. Para todos os outros eventos de grande porte, um contato preliminar pode ser feito pelos organizadores com o Centro de Crise”, pode-se ler no comunicado.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses.

De acordo com o último balanço feito pelos hospitais, das 415 pessoas que foram atendidas nos hospitais após os ataques, pelo menos 42 feridos continuavam no domingo à tarde em vigilância intensiva em unidades de reanimação.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o presidente francês François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.