O Santa Clara recebeu e venceu, na tarde de domingo, o U.Leiria por 2-0, somando assim os três pontos de que precisava para se sagrar campeão da Segunda Liga 23/24. O Nacional, que também estava na luta pelo título, venceu igualmente o seu jogo, batendo em casa, pelo mesmo resultado, o Mafra, mas de nada lhe serviu.

As duas equipas insulares entraram para esta 34.ª e última jornada da prova já com a subida ao escalão principal garantida e separadas por dois pontos, com vantagem para os açorianos. O Nacional, que tinha vantagem no confronto direto com o Santa Clara, precisava então de uma escorregadela do rival para subir ao primeiro lugar, o que acabou por não acontecer.

A turma madeirense, a jogar em casa, marcou por duas vezes na primeira parte, com Jesús Ramírez a abrir o ativo logo aos seis minutos, antes de bisar, em cima do intervalo. E, por essa altura, o Nacional estava provisoriamente na frente da condição

Só que nos Açores, depois do nulo persistir até ao final dos primeiros 45 minutos, o Santa Clara marcou por duas vezes na segunda parte. Pedro Ferreira abriu o marcador aos 63 minutos e Bruno Messi selou o triunfo - e a conquista do título - aos 80. Esta é a segunda vez na história que o Santa Clara conquista a Segunda Liga, terminando a prova com 73 pontos, contra os 71 do Nacional.

Antes, ao final da manhã, o AVS levou a melhor sobre o Marítimo na corrida ao 3.º lugar da Segunda Liga e vai discutir com o Portimonense, num play-off, quem fica com a derradeira vaga na próxima edição da Primeira Liga.