A direcção do Juventude de Évora decidiu adiar a suspensão das actividades desportivas do clube, apesar da “situação crítica” que a colectividade atravessa, aguardando que a Câmara Municipal cumpra o contrato programa que assinou.

O clube, cuja equipa sénior de futebol disputa a II Divisão Zona Sul, tinha anunciado, no início deste mês, a suspensão das actividades desportivas devido ao incumprimento da autarquia no pagamento de parte das verbas referentes ao contrato programa de 2009, num valor que ultrapassa os 50 mil euros.

Na altura, o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, reconheceu, em declarações à Agência Lusa, que a autarquia “tem tido algumas dificuldades em cumprir com os seus compromissos”, contudo, considerou que “os clubes não devem estar dependentes de subsídios”.

Em comunicado, o Juventude de Évora explica que, efectuada a consulta das respetivas secções, “todos manifestaram a profunda preocupação com a suspensão das actividades, demonstrando uma postura de enorme responsabilidade e grande desagrado pelas dificuldades vividas”.

“Apesar da situação crítica que se vive no clube, a direcção mostra-se sensível ao apelo da grande família juventudista, pois não se demite das suas responsabilidades e vai adiar esta situação a curto prazo”, pode ler-se no documento.

O Juventude de Évora, segundo a sua direcção, vai “aguardar que a Câmara Municipal de Évora cumpra o que assinou” e “continuar a contribuir de forma decisiva e responsável defendendo com dignidade o bom nome da cidade, o que faz com orgulho há mais de 90 anos”.

Por fim, a direcção do clube apela à serenidade dos sócios e adeptos e garante que “não vai deixar o assunto morrer aqui, continuando a lutar com todas as forças para defender os direitos do clube, sócios, atletas e simpatizantes”.

“As actividades do clube continuam, a câmara continua sem pagar”, lê-se no final do comunicado.