O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu o Estrela da Amadora por duas épocas desportivas e multou o clube em 2500 euros, por desistência da II Divisão de futebol.

Em comunicado divulgado no sítio da Internet da FPF, referente à reunião de 23 de Setembro, o CD, evocando o n.º3 do artigo 46.º do Regulamento Disciplinar, anuncia a punição do clube ‘tricolor’, que militou durante 16 épocas na primeira divisão do futebol nacional.

Em causa está, segundo o referido artigo do regulamento, “a desistência noutras circunstâncias de prova disputada por pontos organizada pela FPF”, que remete para outro ponto que justifica a aplicação de uma multa no valor de 2500 euros aos infractores que militem na II Divisão.

Na última época, depois de ter sido despromovido aos escalões não profissionais administrativamente, o Estrela da Amadora terminou a zona sul da II Divisão na 10.ª posição, com 41 pontos. Esta época, o clube, que está em processo de insolvência, nem formalizou inscrição.

O mesmo comunicado do CD da FPF dá conta da suspensão de incumprimentos do Boavista, actualmente na zona centro da II Divisão, para com 20 jogadores e um para com o CD Paços de Brandão, por terem sido acordado o pagamento das dívidas e terem sido pagas as custas do processo.

Os ‘axadrezados’, que estiveram em 51 épocas no principal campeonato, viram também o CD fazer cessar oito impedimentos mas, nestes casos, por “se mostrar efectuado o pagamento de todas as quantias em dívida no processo em referência”.