A direcção do Esmoriz, em cujo estádio a GNR interveio hoje com gás pimenta na sequência de altercações com futebolistas do Gondomar, diz que os incidentes resultaram de provocações por parte da equipa visitante.

«Quem armou a confusão toda foi o Gondomar», garante fonte da direcção do Esmoriz. «Eles perderam com um penálti, não gostaram do resultado e depois o [treinador] Vítor Paneira e o presidente do clube puseram-se para lá a refilar, e aquilo acabou mal», afirmou.

Os desacatos deram-se no Estádio da Barrinha, em Esmoriz (concelho de Ovar), no final de um jogo da II Divisão que o Gondomar perdeu por 1-0, aos 93 minutos.

Álvaro Cerqueira, presidente do Gondomar, afirmou à Lusa que o recurso a gás pimenta por parte da GNR foi um «exagero» e que, em consequência dessa resposta, sete jogadores da sua equipa receberam assistência médica devido a irritações oculares, absorção cutânea e dificuldades respiratórias.

Na direcção do Esmoriz, a mesma fonte não comenta o comportamento da guarda e adianta apenas que «os jogadores do Esmoriz estão todos bem e é isso que interessa».

Contactada pela Lusa, a GNR não prestou esclarecimentos sobre o caso, remetendo-os para uma fase posterior à conclusão das devidas averiguações.