O treinador Dito espera que o Varzim regresse à Liga de Honra de futebol à custa das virtudes que o fizeram ganhar com 14 pontos de vantagem a Zona Norte da II divisão.
«Somos uma equipa muito consistente em termos defensivos, com boa organização coletiva. Sofrer 12 golos em 30 jogos não é fácil. Em todos os campeonatos somos quem tem menos golos sofridos», destacou.
Em entrevista à agência Lusa, o técnico admite que tem «jogadores individualmente importantes», mas garante que a sua equipa vale «pelo coletivo»: «Mostrámos isso ao longo do campeonato, agora a ideia é repetir».
Dito desvaloriza a vantagem do prematuro acesso ao ‘play-off’ – acha mais importante terminar o apuramento com os dois jogos em casa, com Tondela e Fátima -, lembrando que «no passado houve clubes que fizeram um campeonato brilhante e depois não conseguiram o acesso à Liga de Honra».
Um dos maiores desafios para Dito será manter o moral dos seus pupilos em alta, face ao «muito tempo» que passou desde que a equipa assegurou um lugar no “play-off”.
«Vamos ter de esperar ainda mais uma semana. Temos de gerir bem, até em termos físicos, para nos apresentarmos fortes no início do ‘play-off’. Estamos confiantes de que o rendimento seja bom», vincou.
A equipa só se estreia a 19 de maio, em Fátima, mas a ansiedade não será um problema: «A equipa está consciente do que representa o acesso à Liga de Honra. E, depois do trabalho duríssimo ao longo destes 30 jogos…», vincou, recordando que esse foi o objetivo assumido «desde o início da época».
Ainda assim, o treinador considera «criminosa» a ideia de ter de disputar um ‘play-off’, depois de ter vencido a Zona Norte, defendendo que este não é o melhor sistema.
«Apura-se quem estiver mais equilibrado em termos emocionais, pois são jogos decisivos, quatro desafios de grande tensão. A equipa e jogadores mais equilibrados em termos mentais terá sucesso», sentenciou o ex-central de Benfica, FC Porto e Sporting de Braga.