O Boavista reconheceu, esta terça-feira, estar em dívida com o futebolista camaronês Guy Essame, mas garante já ter pago “70 por cento” do valor, desconhecendo qualquer notificação da FIFA em perder seis pontos no campeonato da II Divisão.

Uma fonte do clube explicou à agência Lusa que há «um desacordo quanto aos valores que já foram pagos», sem, porém, detalhar números. «Estamos a conversar com o jogador, através do seu agente, que é belga», adiantou ainda a mesma fonte.

Numa carta enviada à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), datada de 16 de novembro e a que a Lusa teve acesso, a FIFA notificou o filiado português a retirar «imediatamente» seis pontos ao Boavista, por o clube ter «falhado o cumprimento do acordo com o credor [Guy Essame]», um jogador que representou os “axadrezados” entre 2005 e 2007.

No entanto, o clube do Bessa afirma que não recebeu ainda qualquer notificação da FIFA ou da FPF sobre o problema.

O Boavista disputa a II Divisão, Zona Norte, ocupando o 11.º lugar, com 10 pontos, estando a ser treinado por Petit. Se lhe forem retirados seis pontos, como pretende a FIFA, cairá para o 14º posto, uma posição acima da linha de água.

«É com a Federação» que o clube tem mantido contactos sobre esta situação, disse a fonte ouvida pela Lusa, referindo que o clube julga possuir «provas» dos valores que já pagou a Essame, ao abrigo de um «plano de pagamentos» faseados negociado com o jogador.

O Boavista acordou, aliás, planos similares com outros antigos futebolistas com os quais tem dívidas. «Este ano temos tentado cumprir os acordos que fizemos», frisou a fonte boavisteira.

Na carta enviada à FPF, a FIFA pediu à filiada portuguesa à que enviasse «imediatamente a prova da dedução de pontos» ao Boavista.

Caso contrário, a FIFA recordou que pode acionar o Comité de Disciplina a tomar as «sanções apropriadas» à filiada portuguesa, que «podem levar à expulsão de todas as competições da FIFA».

Também sem falar nos números da dívida, a FIFA refere-se apenas a “uma verba significativa” em falta com o jogador camaronês.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.