O presidente da Câmara de Faro disse hoje que o regresso do Sporting Clube Farense aos campeonatos profissionais de futebol «é merecido e importante», ao contribuir para dinamizar o concelho, colocando-o na geografia do futebol nacional.
«Faro fica novamente na geografia do futebol nacional com uma posição que é merecida, ao acolher algumas das principais do país, sendo o clube e os adeptos embaixadores permanentes da cidade, dando-lhe força e afirmação», disse hoje à agência Lusa Macário Correia, presidente da Câmara de Faro.
O Farense garantiu no domingo a subida à II Liga de futebol, dez anos depois de ter disputado pela última vez os campeonatos profissionais, ao receber e vencer a União de Leiria, por 2-1, na 30.ª e derradeira jornada da Zona Sul da II divisão.
Perante cerca de 15.000 pessoas, a equipa farense alcançou a segunda subida de divisão consecutiva, depois de ter disputado a III divisão nacional na época 2011/2012.
De acordo com o presidente da Câmara de Faro, a subida «é merecida, porque o clube tem um historial que aponta um lugar acima do que vinha praticando nos campeonatos anteriores», indicando o percurso na I Liga, na Taça UEFA e como finalista da Taça de Portugal.
«Há muito mérito de todos, nomeadamente do presidente que teve uma visão estratégica do clube ao longo do tempo, de forma criteriosa, e que permitiu que a gestão fosse eficaz e tivesse sucesso», sublinhou Macário Correia.
O autarca alertou para a necessidade de preparar «com rigor a próxima época, ajustando a gestão à realidade financeira, com soluções sustentáveis e razoáveis, para que se continuem a viver momentos épicos» no Estádio de São Luís.