O vice-presidente para o futebol do Sporting de Espinho, quarto classificado na Zona Centro da II Divisão, assumiu hoje uma dívida de quatro a cinco meses de subsídios e responsabilizou a autarquia pela quebra de apoios.

José Vieira enalteceu o «quarto lugar honroso», agradecendo a todos os que se envolveram no trabalho da equipa, e explicou a «pior época de sempre do Espinho em termos de incumprimento» com a falta de apoios, apontando o dedo à autarquia espinhense e ao executivo de Pinto Moreira.

«Não fugindo às nossas responsabilidades, assumo alguns erros das direções, mas o principal problema é a falta de apoio do município», disse o vice-presidente do Sporting de Espinho à agência Lusa, reconhecendo ter tentado «manter a maior de calma possível e evitar falar antes do tempo».

O histórico clube, que no próximo ano celebra o seu centenário, viu o subsídio do fundo de turismo, contrapartida da presença de um casino na cidade, reduzido de 70 para 20 mil euros e perdeu ainda todos os apoios da autarquia.

«A 14 de agosto de 2012, sensivelmente a oito dias de começar a época desportiva, a câmara veio dizer que o subsídio seria reduzido a zero, quebrando o protocolo de vários anos, como compensação para os cerca de mil jovens que temos a praticar desporto, no valor de 220 mil euros», explicou José Vieira.

O dirigente espinhense lembrou que estas quebras nos apoios refletiram-se no incumprimento da direção, que estimou em «quatro a cinco meses de atrasos nos subsídios», com a agravante de o clube não dispor de infraestruturas capazes para a equipa treinar à noite.

«Tínhamos 12 mil euros mensais a dividir por 28 pessoas», afirmou, garantindo que a direção assumiu a resolução da dívida até ao final do mês de julho, estabelecida num comprovativo de dívida entregue a todos os seus colaboradores.

José Vieira disse ainda à Lusa pretender alertar os sócios do Sporting de Espinho para a situação do clube, mas recusou o pior cenário.

«Estamos a tentar vender os terrenos do estádio para construirmos o novo equipamento e abatermos a dívida, pelo que prevejo que o futuro será um bocadinho mais cor-de-rosa», afirmou.

Em relação à próxima época desportiva, o vice-presidente para o futebol do Sporting de Espinho confirmou ter reunido hoje com algumas empresas, no sentido de garantir as verbas necessárias para preparar o futuro do clube sem os incumprimentos deste ano.

José Vieira falou à margem do jantar de encerramento da época desportiva 2012/2013, que se realiza hoje no Centro Venezuelano, em Nogueira da Regedoura.