O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Rui Manhoso admitiu hoje que o apuramento do campeão da II Divisão, em Lisboa, vai permitir a três “históricos” reviverem os tempos do principal escalão, entre sexta-feira e domingo.

Em declarações à agência Lusa, Rui Manhoso sublinhou que o novo modelo de apuramento do campeão da II divisão - que este ano vai envolver as equipas do Chaves (vencedor da série norte), Académico de Viseu (centro) e Farense (sul) - pretende «tornar a competição mais atrativa» e «tentar evitar o máximo de custos» para os clubes.

Com três emblemas “históricos” e com tradição no escalão máximo do futebol nacional, os embates no Restelo vão, «sem dúvida», permitir também «reviver velhos tempos», sustentou o dirigente.

Rui Manhoso salientou que o objetivo é também «poupar custos» aos clubes e «permitir-lhes preparar melhor a época seguinte», ao reduzir para metade (de seis para três jogos) esta fase, que terminará sempre com a marcação de pontapés da marca da grande penalidade, independentemente do resultado, para ser utilizada em caso de empate.

«Sabemos das dificuldades por que estão a passar os clubes e, por isso, a FPF vai assegurar os custos de alojamento e da participação das equipas», frisou.

Em resumo, o vice-presidente da FPF disse pretender «uma festa muito melhor, com menos custos e com a possibilidade de as equipas aparecerem em palcos importantes do futebol nacional, como o Restelo», e tornarem-se assim «mais atrativas» para os adeptos.

A “luta” pelo troféu, e sucessão ao Varzim, vai ter início com o encontro entre os vencedores da série norte, Desportivo de Chaves, e centro, Académico de Viseu, na sexta-feira, às 18h00.

O segundo jogo vai opor a formação transmontana ao vencedor da série sul, Farense, no sábado, às 17h00, e a disputa termina com o encontro entre Académico de Viseu e a formação algarvia, também às 17h00.