Ricardo Rocha (dois minutos), Clemente (18) e Castanheira (32) deram expressão à superioridade por demais evidente do Desportivo de Chaves - sobretudo no primeiro tempo -, equipa muito forte nas bolas paradas e eximia nas saídas para o contra-ataque, pelo menos hoje.

A Oliveirense, que até poderia, em caso de vitória, aproximar-se da liderança, volta a perder, depois da derrota em Aveiro (1-0), na ronda anterior, passando a somar dois desaires na competição.

Já o Desportivo de Chaves, que somava apenas três empates, recupera na tabela classificativa, depois da igualdade na jornada passada, com o Estoril (1-1).

A equipa de Ricardo Formosinho evidenciou enorme união e espírito de sacrifício e marcou logo aos dois minutos: Castanheira bateu um canto da direita, Siaka Bamba cabeceou para defesa trapalhona de Tó Ferreira e Ricardo Rocha empurrou para golo, perante a ineficácia da defensiva da casa.

Aos 14 minutos, o Desportivo de Chaves podia ter aumentado e, aos 18, Bamba livrou-se de Luís Coentrão e serviu exemplarmente Clemente, para um grande golo de cabeça.

A Oliveirense, com uma bela exibição no segundo tempo, respondia apenas de forma atabalhoada, com o Desportivo de Chaves a aumentar a vantagem por Castanheira, na transformação magnífica de um livre directo, aos 32 minutos.

Na segunda parte, Hugo Moreira reduziu de cabeça para 3-1, na sequência de um lançamento de linha lateral marcado por Xico Silva e, aos 66, Banjai enviou ligeiramente por cima.

No minuto seguinte, Jorginho falhou a possibilidade de marcar o segundo para a Oliveirense, quando falhou um cabeceamento, liberto na área e sem ninguém na baliza e, aos 79, Pascal rematou forte, mas à barra da baliza do Desportivo de Chaves.

Até ao final, os jogadores da Oliveirense tentaram, de todas as formas, chegar, pelo menos, à igualdade, mas a defensiva contrária impôs-se quase sempre, assim como o guarda-redes Rui Rego.

Jogo no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis.

Oliveirense - Desportivo de Chaves, 1-3.

Ao intervalo: 0-3.

Marcadores:

0-1, Ricardo Rocha, 02 minutos.

0-2, Clemente, 18.

0-3, Castanheira, 32.

1-3, Hugo Moreira, 56.

Equipas:

- Oliveirense: Tó Ferreira, Queirós (Robson, 65), Jorge Humberto (Magano, 34), Laranjeira, Banjai, Xico Silva, Bafodé, Hugo Moreira, Luís Coentrão (Cícero, 26), Jorginho e Pascal.

(Suplentes: Marco, Cícero, Magano, Robson, Ronaldo, Vítor e Manuel Godinho).

- Desportivo de Chaves: Rui Rego, Lameirão, Ricardo Rocha, Heslley, Bruno Ribeiro, João Fernandes, Castanheira, Bruno Magalhães, Samson, Siaka Bamba (Diop, 80, Vítor Silva, 84) e Clemente (Capuco, 62).

(Suplentes: Daniel Casaleiro, Nelson, Vítor Silva, Capuco, Vítor Pereira, Diop e Cássio).

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Luís Coentrão (12), Queirós (53), Jorginho (75) e Bruno Ribeiro (78).

Assistência: Cerca de 1.000 espectadores.