O Freamunde foi hoje a Penafiel conquistar uma vitória, por 3-2, num jogo da 15.ª jornada da Liga de Honra em futebol que acabou envolto em polémica e com a detenção de um adepto penafidelense.

Os locais foram os primeiros a criar perigo, por Josué: aos seis minutos, o reforço de Inverno dos penafidelenses, emprestado pelo FC Porto, bateu um livre à entrada da área do Freamunde e proporcionou uma excelente intervenção a Tó Figueira, para Kanu, de cabeça, atirar por cima da baliza na recarga.

À passagem pelo minuto 15, Luís Pedro puxou Ferreira na grande área do Freamunde, mas o árbitro João Capelas mostrou o cartão amarelo ao avançado penafidelense, por alegada simulação.

Dois lances consecutivos, primeiro por Kanu (27 minutos) e de seguida por Guedes (34), poderiam ter inaugurado o marcador para os da casa.

Mas foi o Freamunde que marcou primeiro. À semelhança do encontro da jornada passada, frente ao Carregado, o Freamunde inaugurou o marcador através de uma grande penalidade e até o fez no mesmo minuto, o 36.º. Diferenças só no autor do golo, desta feita, apontado por Cascavel

Coincidências à parte, nas quatro linhas era o Penafiel quem mais procurava o golo, facto que deve ter dilatado a conta de telemóvel do treinador do Freamunde, Jorge Regadas, que, castigado e na bancada, mantinha contacto quase permanente com os auriculares do adjunto, Pedro Monteiro.

Aos 54 minutos, Guedes, em posição frontal, atirou por cima da baliza de Tó Figueira e, aos 60, o avançado penafidelense, isolado, falhou o golo na cara do guardião do Freamunde.

O golo do Penafiel acabou por aparecer ao minuto 66 por intermédio de Vítor, que, na cobrança de um livre sobre o lado esquerdo da grande área do Freamunde, deixou pregado ao chão Tó Figueira, que limitou-se a testemunhar a trajectória da bola para dentro da sua baliza.

O marcador ainda sofreu mais três alterações nos minutos finais: aos 86, Ricardo fez o 1-2 de grande penalidade, por mão de Marco Tiago, aos 90, Bock, em posição irregular, dilatou a vantagem do Freamunde para 1-3 e João Capelas ainda teve tempo de assinalar o terceiro penalti do encontro, agora para o Penafiel, que Vítor acabou por transformar aos 93.

Após o final do encontro, e à saída dos balneários do Estádio 25 de Abril, adeptos do Penafiel e o jogador do Freamunde Bock trocaram insultos, que culminaram na detenção de um adepto penafidelense.

Jogo no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.

Penafiel - Freamunde, 2-3.

Ao intervalo: 0-1.

0-1, Cascavel, 36 minutos (grande penalidade).

1-1, Vítor, 66.

1-2, Marco Tiago, 86 (grande penalidade).

1-3, Bock, 90.

2-3, Vítor, 90+3 (grande penalidade).

Equipas:

- Penafiel: Zé Eduardo, Alex Garcia, Costa, Ricardo, Zé Nando (Elízio, 45), Josué, Hugo Soares, Ferreira (Vítor, 55), Kanu, Hernâni (Carlos Carneiro, 41) e Guedes

(Suplentes: William, Vagner Eugénio, Rafa, Vítor, Carlos Carneiro, Pedro Coronas e Elizio).

- Freamunde: Tó Figueira, Raviola, Romaric, Luis Carlos (Brandão, 67), Marco Tiago, Tarcísio, Emanuel, Júnior Maranhão (Kika, 77), Marco Cláudio, Luiz Carlos e Cascavel (Bock, 67).

(Suplentes: Peraltinha, Kika, Brandão, Bock, João Paulo e Gustavo).

Árbitro: João Capela, de Lisboa.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Alex Garcia (10), Luís Pedro (15), Ferreira (15), Raviola (25), Hugo Soares (31), Marco Tiago (49 e 90+3), Brandão (80) e Marco Cláudio (90+). Cartão vermelho para Marco Tiago (90+3), por acumulação de amarelos

Assistência: 500 espectadores.