Com golos de Cícero, Manuel Godinho e Chico Silva, a formação de Oliveira de Azeméis vincou uma superioridade baseada num futebol prático e directo.

A Oliveirense entrou a mandar no jogo, com as suas linhas bastante próximas, assegurando superioridade na posse de bola, enquanto o Varzim apostou em dois pontas de lança possantes (Bruno Moreira e Lelo), mas que raramente conseguiram segurar a bola e permitir a subida dos companheiros.

Foi com naturalidade que a Oliveirense chegou à vantagem, através de Cícero, aos 20 minutos. O avançado recebeu o passe de Ronaldo, após boa iniciativa na esquerda, e não desperdiçou, na cara do guardião Marafona.

Os forasteiros reagiram e criaram o primeiro lance de perigo aos 27 minutos, quando Bruno Moreira quase empatava, num cabeceamento cortado em cima da linha de golo pela defesa da Oliveirense.

Porém, aos 31 minutos, a Oliveirense aumentou a vantagem, num lance que pôs a nu as fragilidades da defensiva poveira nos lances aéreos: no meio de uma enorme confusão, Manuel Godinho só teve de encostar, num lance iniciado num lançamento lateral de Chico Silva.

Apesar de terem tido mais posse de bola na etapa complementar, os poveiros raramente criaram perigo e insistiram de forma infrutífera nos lançamentos longos para Bruno Moreira e Lelo.

Aos 87 minutos, Marafona transpôs a sua grande área com a bola nas mãos, dando origem a um pontapé livre directo.

Na sequência desse lance, após dois remates interceptados pela defesa poveira, Chico Silva disparou um “tiro” que só parou nas redes de Marafona, estabelecendo o 3-0 final.