Um golo de Ferreira (15 m) valeu os três pontos que fizeram o Penafiel respirar um pouco melhor (é agora antepenúltimo com 17 pontos), enquanto o Santa Clara desperdiçou a oportunidade de se isolar no segundo lugar.

Assim, mantém-se colado ao Portimonense com 29 pontos, a quatro do líder Beira-Mar que quinta feira venceu os algarvios, 2-0, no arranque da jornada.

A ronda foi profícua para dos dois últimos, pois o "lanterna vermelha" Carregado também venceu fora, no terreno do Gil Vicente, com uma grande penalidade convertida por Mauro (34): mesmo assim, continua em ultimo com apenas 13 pontos, a quatro do Penafiel e Sporting da Covilhã.

Os serranos, que estrearam o treinador Nicolau Vaqueiro, o terceiro da época, perderam 3-2, em Freamunde, que vai em sétimo lugar, com 23 pontos, após quatro vitórias consecutivas.

O Varzim ganhou algum fôlego no fundo da tabela e travou as aspirações cimeiras do Feirense com um triunfo 2-1: Gonçalo Abreu (03) e Bruno Moreira fizeram os golos dos poveiros, enquanto Igor Sousa (05) fez o tento dos forasteiros.

Em Trás-os-Montes, o Desportivo de Chaves exibiu-se abaixo no nível habitual e marcou passo na recuperação ao ser batido pelo bem organizado Desportivo das Aves, com um golo solitário de João Silva (47 m) que igualou as equipas com 21 pontos, a par do Fátima e Gil Vicente.

O Trofense venceu o Fátima, por 1-0, com golo de Filipe Gonçalves em cima do intervalo e continua a alimentar o sonho da subida, estando agora em sexto, com 25 pontos, a apenas quatro do segundo.