A equipa açoriana soma agora 47 pontos, menos um do que Beira-Mar e Portimonense, equipas que não foram além de empates a um golo nas deslocações ao Gil Vicente e ao Desportivo das Aves, respectivamente.

O Santa Clara beneficiou ainda do empate da Oliveirense no campo do Fátima, para ultrapassar na classificação a equipa de Oliveira Azeméis, que soma agora 46 pontos.

Na luta pela fuga à despromoção, o Desportivo de Chaves, que a meio da semana conquistou o direito a estar na final da Taça de Portugal frente ao FC Porto, a 16 de maio no Estádio do Jamor (eliminou a Naval 1.º de Maio com duas vitórias, 1-0 e 2-1), continua no penúltimo lugar, com 25 pontos, depois de perder pela 12.ª vez na prova, agora em casa do Trofense, por 2-1.

O Carregado, apesar da vitória 3-2 sobre o Varzim (antepenúltimo com 27 pontos), ocupa o lugar mais baixo da classificação com 21 pontos, a seis da zona de manutenção, quando faltam três jornadas para o final da prova.

O Sporting da Covilhã empatou em casa com o Feirense, 1-1, mas mantém-se na zona de risco que dá acesso à descida de divisão, com 27 pontos, enquanto o seu adversário ficou mais longe da luta pela subida, estando agora a cinco pontos dos dois lugares que dão acesso à primeira liga.

No outro jogo desta 27.ª, o Penafiel, oitavo com 35 pontos, recebeu e venceu o Estoril Praia 1-0, mantendo-se a equipa das margens do Tejo na 12.ª posição, com 31 pontos.