Depois de quatro jogos sem conseguir os três pontos em casa (derrota 2-0 com Feirense, empates com Covilhã 2-2 e com Estoril 1-1 e derrota, 1-0, com Beira-Mar), O Trofense conseguiu inverter uma desvantagem (golo de Bamba, aos 34) com golos de Licá (55) e Maciel (81).

Primeira parte digna de jogo de escalão superior: não faltou emoção, jogadas de perigo, boas defesas e casos. O golo inaugural foi marcado na sequência de uma grande penalidade inexistente - Cosme Machado considerou que Reguila fez falta sobre Flávio Igor (33 minutos) - e Bamba fez o primeiro para os visitantes.

Antes, aos 28 minutos, Reguila tinha desperdiçado a oportunidade de abrir o marcador, ao atirar por cima, também de grande penalidade, e também num lance muito duvidoso de alegada falta de Bruno Magalhães sobre Licá.

O Chaves - que tem vindo a lutar pela permanência, apesar de se ter destacado na Taça de Portugal, sendo finalista frente ao FC Porto - entrou melhor no encontro e logo no primeiro minuto, Flávio Igor, após cruzamento de Clemente, quase surpreendia Marco.

O Trofense - equipa que no início do campeonato se assumiu como candidata à subida, estando agora praticamente arredada dessa luta - respondeu por intermédio de Williams (10 minutos) que falhou cabeceamento, após passe de Hélder Sousa que tentou a sorte, aos 21, atirando por cima.

A melhor oportunidade de golo da primeira etapa da partida surgiu, aos 23 minutos, com um remate de Clemente, após cruzamento na esquerda de Samson. O guardião Marco protagonizou a defesa da tarde.

Seguiu-se um período tenso com duas grandes penalidades e um golo e uma segunda parte menos interessante que a primeira. Assistiu-se a um início de nervos por parte do Trofense e de adormecimento por parte do Chaves.

Sem grandes surpresas a equipa orientada por Daniel Ramos conseguiu chegar à igualdade, aos 55 minutos, com um tento de Licá, após cruzamento de Williams.

Aos 61 minutos foi a vez de Rui Rego brilhar ao defender um remate muito forte de Reguila. Aos 65, Filipe Gonçalves falhou escandalosamente de frente para a baliza, ao atirar por cima.

O conjunto de Tulipa esteve perto de marcar, aos 75 minutos por intermédio de Diop, mas Marco voltou a mostrar muita segurança entre os postes e negou o segundo golo aos visitantes.

Arredado dos relvados durante longos meses devido a lesão, tendo vindo a ser apenas suplente nos últimos encontros, o avançado Maciel (ex-Leiria) acabou por ser o herói da tarde ao marcar o segundo dos Trofenses, de cabeça, aos 81.

Jogo no Estádio do CD Trofense, na Trofa.

Trofense - Chaves, 2-1.

Ao intervalo: 0-1

Marcadores:
0-1, Bamba, 34 minutos (g.p.).
1-1, Licá, 55 minutos.
2-1, Maciel, 81 minutos.

Equipas:

- Trofense: Marco, Bruno Sousa, Varela, Cláudio, Jorge Luiz (David Caiado, 46), Tiago (Romeu Ribeiro, 85), Filipe Gonçalves, Hélder Sousa (Maciel, 79), Williams, Licá e Reguila.
(Suplentes: Riça, Romeu Ribeiro, Moustapha, Igor, Maciel, Pedro Ribeiro e David Caiado).

- Chaves: Rui Rego, Danilo, Lameirão, Ricardo Rocha, Eduardo, Bamba, Bruno Magalhães, Samson (Vítor Silva, 74), Flávio Igor (João Fernandes, 64), Clemente (Edu, 51) e Diop.
(Suplentes: Daniel Casaleiro, Nélson, Vítor Silva, Edu, Heslley, João Fernandes e Diego).

Árbitro: Cosme Machado (Braga).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Magalhães (28) e Samson (70).

Assistência: Cerca de 750 espectadores.