A formação de Santa Maria da Feira ficou a dois pontos dos lugares da subida, mas o comandante Beira-Mar ainda não jogou nesta jornada (recebe o Penafiel), enquanto o Santa Clara (terceiro classificado) terá jogo na Trofa diante do Trofense e a Oliveirense será anfitriã do Covilhã.

O golo obtido logo aos nove minutos por Ivanildo, que foi mais forte do que Luciano e concluiu a jogada com um "chapéu" a Paulo Lopes, determinou a forma como decorreu o primeiro tempo, já que a equipa da casa revelou dar-se mal com a pressão.

O Feirense foi uma equipa nervosa e ansiosa para dar a volta ao resultado, revelando problemas na ligação do seu jogo, perante um Portimonense que, após o golo, juntou ainda mais o seu quarteto do meio campo, dificultando a penetração do adversário.

A substituição forçada, por lesão, de Adilson, aos 14 minutos, terá condicionado a estratégia de Carlos Garcia, que manteve a equipa como dominadora, mas sem soluções para chegar com perigo à baliza contrária e a ver o adversário chegar à sua em ataques rápidos.

A entrada de Michael para o segundo tempo garantiu melhor ligação do jogo do Feirense, que passou a pautar o ritmo que haveria de garantir-lhe a viragem do resultado, após o que o Portimonense arriscou tudo em forma de substituições, fazendo entrar jogadores atacantes.

O golo do empate foi um lance infeliz da equipa algarvia, quando, aos 53 minutos, Igor Souza rematou à trave na sequência de um canto e a bola devolvida embateu no corpo de Pires, seguindo na direcção da baliza.

Roberto, impedido por Pedro Silva, poderia ter colocado a equipa em vantagem dois minutos depois, mas aos 58 minutos Hélder Castro não "perdoou", com um golo fantástico, a 30 metros da baliza, consumando a viragem no marcador.

O Portimonense viria a revelar a mesma pecha que prejudicara o Feirense no primeiro tempo, acusando a responsabilidade de ter que virar o marcador, pelo que o melhor que fez foi um remate de Pires, aos 64 minutos, quando estava numa posição privilegiada para fazer o segundo golo da sua equipa.