Num jogo importante para o Santa Clara - que disputa a possibilidade de subida de divisão -, os açorianos começaram pior, despertaram depois de um primeiro susto e voltaram a adormecer, desperdiçando o facto de um dos seus adversários directos, o Portimonense, ter perdido (2-1) no terreno do Feirense, no sábado.

O Trofense, moralizado por na jornada anterior ter regressado às vitórias em casa (2-1 sobre o Chaves), começou melhor a partida, mas encostou-se cedo de mais à defesa e só reapareceu na frente quando já era necessário correr atrás do prejuízo.

O primeiro golo dos trofenses surgiu aos 28 minutos, por Reguila, que completou da melhor forma uma jogada combinada entre Hélder Sousa e Licá.

Pressionados pela necessidade de pontuar para poderem manter-se na corrida aos lugares de acesso à subida, os visitantes desenharam a reviravolta em dois minutos, tendo, aos 39 minutos, o brasileiro Renan empatado, enquanto, aos 41, Gabi, na sequência de um canto, fez o segundo.

A nova reviravolta no resultado não era assim tão esperada, mas o Trofense reentrou na luta pelo resultado aos 56 minutos, quando Romeu Ribeiro correspondeu da melhor maneira a um cruzamento de Hélder Sousa.

O terceiro golo do trofense, segundo da conta pessoal de Reguila, surgiu de grande penalidade, a castigar falta clara do guardião Matt Jones sobre o avançado.

Enquanto Vítor Pereira tentava reorganizar a equipa, Daniel Ramos apostou na entrada do surpreendente David Caiado, que acabou por ser o protagonista da fase final do encontro, ao marcar, em contra ataque, dois bons golos: aos 87 e 89 minutos.