O Feirense chegou hoje ao terceiro lugar da Liga de Honra de futebol, ao bater o Oliveirense por 2-1, em jogo da 29.ª jornada, disputado no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira.

A formação de Santa Maria da Feira ficou mais perto da subida ao escalão principal do futebol português, estando obrigada a vencer domingo no Estoril e aguardar que o Portimonense não vença a Oliveirense.

O Feirense tem ainda uma vantagem confortável na diferença entre golos marcados e sofridos e no confronto directo com o Portimonense estão empatados.

No confronto com a Oliveirense, caso as duas equipas venham a terminar em igualdade pontual, os homens de Santa Maria da Feira também têm vantagem (uma vitória e um empate).

O primeiro tempo foi jogado sempre com a mesma toada, com o Feirense a procurar elevar o ritmo, pressionando em todo o campo e acercando-se da baliza contrária, enquanto a Oliveirense tentou um jogo de contenção e partindo para ataques rápidos ou contra-ataques.

A equipa forasteira aproveitou um erro de marcação para inaugurar o marcador, quando, aos 20 minutos, Ronaldo lançou Moreira com caminho aberto para a baliza e este isolou-se perante Paulo Lopes, atirando a contar.

O golo do empate chegou 10 minutos depois, na sequência da marcação de um livre indirecto já dentro da área de grande penalidade, com Maurício a dar boa sequência ao passe curto de Hélder Castro, atirando com violência para a baliza.

As equipas não desfizeram o esquema nem alteraram a toada do jogo - o Feirense num claro 4x3x3 sempre virado para o ataque e a Oliveirense em 4x2x3x1, apostando na incursão de Moreira, Ronaldo e João Pedro no apoio a Cícero, nunca desfazendo a dupla de pivôs defensivos.

A Oliveirense baixou muito as suas linhas após o reatamento e o Feirense tirou proveito disso para atacar e colocar-se em vantagem, aos 55 minutos, com Roberto a responder de cabeça a um cruzamento de Marco Cadete.

Apenas com a entrada de Magano a equipa visitante subiu no terreno, não raras vezes jogando com uma linha de quatro avançados, mas revelou falta de inspiração, que, aliada ao nervosismo patenteado, foi impedindo que chegasse, sequer, a criar perigo.

Foi o Feirense quem esteve mais perto de voltar a marcar quando, aos 70 minutos, uma bola que deslizara na relva deixou Adilson na cara de Marco, atirando contra o guarda-redes da Oliveirense.

Os minutos finais jogaram-se quase sempre no meio campo do Feirense, mas a defesa local foi sempre mais forte e conseguiu afastar o perigo da sua baliza, segurando os três pontos.

Jogo no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira.

Feirense - Oliveirense, 2-1

Ao intervalo: 2-1.

 Marcador:

0-1, Moreira, 20 minutos;
1-1, Maurício, 30 minutos;
2-1, Roberto, 58 minutos;

Equipas:

- Feirense: Paulo Lopes, Luciano, Hélder Castro, Pinheiro, Galhano, Adilson (Joel Neves, 78, Marco Cadete, Michael (Jardel, 64), Roberto, Sylvain (Renato Queiroz, 46) e Maurício.
(Suplentes: Marco Sousa, Wagnão, Igor Souza, Ludovic, Leandro Perez, Renato Queiroz e Tales).

- Oliveirense: Marco, Queirós, Banjai, Jorge Humberto, Armando (Bafode, 76), Godinho, Robson (Magano, 63), Ronaldo (Zé Pedro, 83), João Pedro, Moreira e Cícero.
(Suplentes: Jorge Silva, Magano, Bafode, Laranjeira, José Pedro, Luís Coentrão e Jorginho).

Árbitro: Jorge Sousa (Porto).

Acção disciplinar: cartão amarelo a Michael (34), Godinho (39), Armando (41), Renato Queiroz (70), Galhano (82), Luciano (84).

Assistência: cerca de 4000 espectadores.