O triunfo dos penafidelenses justifica-se pelo bom futebol que a equipa produziu na maior parte do tempo e foi valorizado pela réplica dos freamundenses num jogo agradável de seguir.

Os “rubro-negros” ganharam vantagem no marcador logo aos 6 minutos, quando Elízio se antecipa na área a Tó Figueira, após livre da esquerda de Vítor, um lance imitado pelos “capões” oito minutos volvidos, aos 14, quando Cascavel emendou o passe de Bock.

Num jogo aberto e sem grandes preocupações defensivas, o Freamunde ganhou algum ascendente e antes do intervalo podia ter dado a volta ao resultado, em lances de Cascavel e Bock, aos 24 e 42 minutos, respectivamente, com destaque para o remate deste último, parado por grande intervenção de Willian.

O guarda-redes brasileiro do Penafiel voltou a brilhar no reatamento, ao travar um remate do inevitável Cascavel, aos 51 minutos, naquele que foi o último lance de perigo dos pupilos de Jorge Regadas.

A partir daí, o Penafiel pegou no jogo e sob a batuta de Vítor, um dos melhores em campo, chegou com alguma naturalidade novamente à vantagem: aos 77, Costa desviou à boca da baliza um passe de Vítor, que, aos 80, voltou a participar no terceiro golo dos forasteiros e o melhor da tarde.

Rafa recuperou a bola no meio campo ofensivo e serviu Vítor, que se desenvencilhou de um adversário e colocou a bola em Michel, com este a combinar com Elízio e a finalizar já no interior da área freamundense.