Numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, Costa Martins referiu que a "demissão em bloco" da Direcção liderada por Cruz Marques se deveu ao agravamento das "divergências internas" e justificou a decisão de avançar para a nomeação de uma Comissão de Gestão em vez da realização de eleições, para não interromper a preparação da nova época.

"Estamos a promover uma nova época e era importante não interromper o processo", sublinhou, não excluindo, porém, a possibilidade de convocação de eleições no prazo de 45 dias, caso não consiga constituir uma Comissão de Gestão nos termos que perspectiva.

Costa Martins disse pretender constituir a obtenção de "consenso" na constituição do novo órgão de direcção do Santa Clara, que vai integrar cinco elementos e que terá "todas as condições" para gerir o clube.

Os "encarnados" de Ponta Delgada voltaram a falhar na época 2009/2010 o objectivo de regresso à Liga principal, classificando-se em 4.º lugar na Liga de Honra, a três pontos do Beira-Mar e do Portimonense, que conseguiram a promoção.

Ao insucesso desportivo seguiu-se uma crise directiva que teve por base a contestação ao presidente, devido ao processo movido ao clube por um seu filho a propósito de questões laborais.

Interrogado sobre a possibilidade de se candidatar a novo mandato, Cruz Marques escusou pronunciar-se, mas declarou-se disponível para fazer parte da Comissão de Gestão anunciada pelo presidente da Assembleia Geral.