No que diz respeito ao relatório e contas, o documento referente a 2009/2010 apresenta um saldo negativo de 400 mil euros, numa época em que os poveiros gastaram cerca de 1,8 milhões de euros e captaram apenas 1,4 milhões.

No entanto, para 2010/2011 o orçamento varzinista já contempla uma inversão das contas negativas do clube nas últimas temporadas.

Um milhão de euros é o quanto os dirigentes do clube pretendem gastar esta época, sendo que surgiram algumas receitas que contribuíram decididamente para que as contas do clube entrassem ‘no verde’.

A redução de gastos na equipa profissional e a percentagem ganha com os direitos de formação do antigo portista Bruno Alves – cuja transferência para o futebol russo rendeu ao Varzim 471 mil euros – contribuíram para um orçamento mais positivo.

No final da sessão, em que participaram cerca de uma centena de associados, Lopes de Castro, presidente do clube, mostrou-se satisfeito pelas contas apresentadas.

“O relatório reflecte a vida do clube. O prejuízo apresentado é o Varzim a jogar na Liga de Honra. Este orçamento é a nossa expectativa de cumprir o que foi aprovado”, disse o líder dos alvi-negros.

Lopes de Castro, que mantém o clube em gestão corrente até ser encontrada nova direcção, voltou a frisar que não será candidato às eleições a realizar a 23 de Outubro, mas mostrou-se disponível gerir o dia à dia do Varzim.

"Temos poucos dias para que apareça uma lista, era importante para vida do clube que tal acontecesse. Sabemos que não é fácil, mas também sabemos que esta é data a limite”, lembrou o líder dos poveiros.

Também o processo de construção do novo estádio do Varzim foi abordado nesta reunião magna do clube, surgindo como novidade o facto de o presidente mostrar alguma “desânimo” em relação ao tempo de espera.

“O desânimo deve-se apenas ao atraso no início das obras, devido a motivos que não estão, directamente, relacionados com o Varzim”, disse o líder dos poveiros, confessando, num outro âmbito, que recentemente o clube terá recebido uma proposta de 500 mil euros para a venda dos direitos desportivos de Salvador, atleta convocado regularmente pela selecção nacional sub-21.