O Arouca chegou hoje à liderança repartida da Liga de Honra de futebol, ao vencer fora o Penafiel por 1-0, num jogo “quente” a contar para a nona jornada do campeonato.

Com os empates do líder Gil Vicente e do vice Trofense, tanto Penafiel e como Arouca assumiam o comando se ganhassem. Os locais ficariam mesmo isolados, mas foram os homens de Henrique Nunes, com um golo solitário de Kiko aos 88 minutos, a alcançar o primeiro lugar, em igualdade com as equipas de Barcelos e da Trofa.

Com a acção cingida praticamente ao meio campo, fruto do calculismo inerente a quem tem muito a ganhar, mas também muito a perder, os remates da primeira parte não passaram de esboços de oportunidades de golo, com os de Michel, aos 16 e 42 minutos, a serem os mais perigosos para os homens da casa.

A tarde fria de Penafiel não afastou os adeptos, que corresponderam ao bom momento da sua equipa com uma afluência recorde ao Municipal 25 de Abril, mas reflectiu-se no relvado, com ambas as formações a darem um espectáculo pobre.

O melhor ataque da Liga de Honra (14 golos) apenas na sequência de pontapés de canto conseguiu criar perigo, primeiro através de Jeremie (27 minutos), depois por intermédio de Kiko (36).

O Penafiel, que estava imbatível em casa esta temporada em jogos do campeonato, regressou dos balneários decidido a vencer, com Diogo Rosado (57 minutos) e Kanu (59) a estarem muito perto do golo.

Completamente transformadas, as duas equipas carregaram no acelerador, imprimindo um ritmo elevado de jogo, com ataques sucessivos de parte a parte. Vítor, de livre, esteve perto, mas Marco, irrepreensível ao longo da tarde, negou-lhe o golo.

De cabeça perdida, os jogadores desentenderam-se, com Luís Catita a distribuir cartões e os ânimos a exaltarem-se nas bancadas e no camarote presidencial, com as forças policiais a serem forçadas a intervir para acalmar os adeptos do Penafiel.

O jogo quente das bancadas foi acompanhado no relvado, com Kiko, na sequência de um livre, a garantir os preciosos três pontos aos Arouca, para desespero dos jogadores do Penafiel, que, nos últimos minutos de jogo estiveram perto do empate por três vezes.

O Arouca, com a primeira vitória fora do seu estádio, igualou o Gil Vicente e o Trofense no topo da tabela, com 16 pontos.

Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel – Arouca, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.

Marcador:
0-1, Kiko, 88 minutos.

Equipas:

- Penafiel: Márcio Ramos, Dias, Sandro, Digão, Ginho, Bruno Madeira, Hugo Soares (Vítor, 45), Kanu (Manoel, 79), Jardel (Guedes, 73), Diogo Rosado e Michel.
(Suplentes: Tiago, Ferreira, Vítor, Guedes, Manoel, Elizio e Cascavel).
- Arouca: Marco, Steven, William, Kiko, Hernâni, Diogo, Babanco (Hugo Cruz, 89), Jorge Leitão, Hélder Silva, Jeremie e Edu Souza (Bruninho, 54).
(Suplentes: Pedro Soares, Hugo Cruz, Fernando, André Soares, Bruninho, Hugo Monteiro e Paulinho).

Árbitro: Luís Catita (Évora).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Edu Souza (52), Ginho (55), Marco (82), Vítor (82)e Kiko (90).
Assistência: cerca de 1300 espectadores.