Desportivo das Aves e Trofense empataram hoje a um golo na nona jornada da Liga de Honra em futebol, resultado que favorece os da Trofa, que assim regressam à liderança, ainda que à condição.

O Desportivo das Aves não descolou, assim, dos últimos lugares e voltou a desperdiçar o factor casa (apenas duas vitórias em cinco jogos) tendo sofrido o primeiro golo logo aos 10 minutos: Moustapha rematou de primeira, após centro da direita, e materializou uma entrada muito forte do Trofense.

Já na fase final (82 minutos), Tozé Marreco salvou os avenses da segunda derrota consecutiva em casa, com um excelente cabeceamento, devolvendo justiça ao marcador, face ao melhor desempenho dos anfitriões após o intervalo.

No período complementar, o Desportivo das Aves apresentou uma atitude mais agressiva, mas a qualidade do seu futebol, numa equipa que se assumiu como candidata à subida, deixou muito a desejar.

A primeira parte teve sinal mais do Trofense, sobretudo pela forte entrada em jogo. Aos sete minutos, Serginho semeou o pânico na defesa avense pela esquerda, mas ninguém apareceu para desviar o perigoso centro.

Dois minutos depois, Bahin rematou de fora da área ao poste esquerdo da baliza defendida por Hélder Godinho e, logo a seguir, Moustapha rematou à meia-volta depois de centro da direita, sem hipóteses para o guardião avense.

O Aves jogava muito mal e a reacção limitou-se a pouco mais que lançamentos em profundidade directamente para os seus avançados, sendo nota de registo apenas uma boa jogada, mas pessimamente concluída por Éder Diego (27 minutos).

Vítor Oliveira mexeu ao intervalo, colocando em campo Lourenço e Marco Cláudio nos lugares de Gonçalo e Éder Diego, mas a equipa da casa só nos últimos 25 minutos foi capaz de empurrar o Trofense para a sua área.

Aos 68 minutos, Lourenço enviou a bola à barra, num livre directo e, aos 77, Júlio César quase traiu o seu guarda-redes a cortar uma bola, mas Hélder Godinho, com uma palmada, evitou o segundo dos trofenses.

Seria, porém, a equipa da casa a empatar, por Tozé Marreco, que cabeceou sem oposição após bom centro de Vasco Matos, e a tentar o segundo até final, sem sucesso.

Jogo no Estádio Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.

Desportivo das Aves – Trofense, 1-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:
0-1, Moustapha, 10 minutos.
1-1, Tozé Marreco, 82.

Equipas:

- Desportivo das Aves: Hélder Godinho, Vasco Matos, Tiago Valente, João Pedro, Vítor Vinha, Gonçalo (Lourenço, 46), Júlio César, Luisinho, Pedro Pereira (Tozé Marreco, 66), Éder Diego (Marco Cláudio, 46) e Rabiola.
(Suplentes: Rui Faria, Grosso, Nelson Pedroso, Lourenço, Marco Cláudio, Fary e Tozé Marreco).
- Trofense: Alex Alves, João Dias, Pedro Ribeiro, Luís Eduardo, Igor, Tiago, Varela, Nildo (Zé Manel, 90+3), Bahin, Serginho (Licá, 86) e Moustapha (Filipe Gonçalves, 74).
(Suplentes: Janota, Filipe Gonçalves, Reguila, Zé Manel, Nikiema, Ouattara e Licá).

Árbitro: Elmano Santos (Madeira).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Alex Alves (27), Luís Eduardo (37), Éder Diego (42), Igor (44), Pedro Ribeiro (53), João Pedro (54), Tiago Valente (55), Vasco Matos (58), Júlio César (64), Rabiola (73), Nildo (79) e João Dias (83), Tiago (85).

Assistência: cerca de 1000 espectadores.