O Belenenses recuperou hoje de uma desvantagem de dois golos e conseguiu um importante triunfo caseiro por 4-2, sobre ao Varzim, em jogo da 14.ª jornada da Liga de Honra de futebol.

Um “bis” de Gonçalo Graça, aos 22 e 25 minutos, deu vantagem à formação da Póvoa do Varzim, mas Miguel Rosa (38), Celestino (67), de grande penalidade, André Almeida (81) e Abel Camará (90+5) operaram a reviravolta favorável ao clube do Restelo, que ficou em vantagem numérica no lance do pénalti, dada a expulsão de Tito.

Com necessidade de triunfar, para se aproximar dos lugares “seguros” da tabela, os “azuis” entraram melhor na partida, com melhor envolvimento atacante, mas com poucos jogadores a aparecerem na zona de finalização.

Logo a abrir o jogo, Calé apareceu sozinho ao segundo poste a cabecear, mas viu o guardião Ricardo negar-lhe as intenções, para, minutos depois, ser Abel Camará, em posição privilegiada, a atirar às malhas laterais.

Os varzinistas estavam com dificuldades para furar a defensiva belenense, mas, contra a corrente do jogo, Gonçalo Graça recebeu na direita um passe de Tiago Terroso e abriu o marcador num remate cruzado.

Pouco depois, o mesmo Gonçalo Graça fazia o segundo dos visitantes, num cabeceamento, o que deixou ainda mais intranquilos os jogadores da casa.

José Mota via a sua equipa a afundar-se e, ainda no primeiro tempo, lançou Luís Carlos, mas seria o suspeito do costume, o médio Miguel Rosa, a dar esperança aos adeptos, num grande remate em rotação, à entrada da área, fazendo o seu sétimo tento na competição.

A “morna” segunda parte, com total controlo dos visitantes, dava a entender que os dois conjuntos estavam ou acomodados, ou sem forças para mais, até que o árbitro Jorge Sousa recebeu indicação de uma mão de Tito na área varzinista e assinalou grande penalidade, que seria convertida por Celestino, depois de Tito ter visto o segundo amarelo.

Com a igualdade, o Belenenses partiu para cima do adversário e, aos 81 minutos, André Almeida concretizou a “cambalhota” no marcador, num cabeceamento à entrada da área, após mau alívio do guarda-redes Ricardo, antes de Abel Camará, já em período de descontos, “matar” o jogo, com novo cabeceamento, quando o visitante André Carvalho também já tinha visto vermelho directo.