O Leixões conquistou hoje uma importante vitória na luta pela subida de divisão, ao bater o co-líder Feirense, por 2-1, no jogo que abriu a jornada 15 da Liga de Honra em futebol.

Nuno Silva (60 minutos) e Rui Pedro (76) deram a volta ao marcador, que na primeira parte era liderado pelo feirense, graças a um golo de Gonçalo Abreu (23).

Com esta vitória, o Leixões confirmou o mau momento do líder Feirense, que havia perdido em sua casa, por 3-0, na jornada passada, frente ao Desportivo das Aves e, ao mesmo tempo, o treinador Augusto Inácio ganhou novo fôlego.

Quatro jogos consecutivos sem vencer na Liga - dois empates e duas derrotas - dotavam a recepção ao líder Feirense de importância vital para um Leixões a desesperar por uma vitória perante a sua exigente massa adepta.

Frustrados com a derrota, já em tempo de descontos, no reduto do Arouca (0-1), os jogadores de Augusto Inácio apresentaram-se em Matosinhos a assumir o controlo dos minutos iniciais.

Aos 16 minutos, Oliveira, com um remate de longa distância, colocou à prova os reflexos do guarda-redes Marco Sousa, mas, aos 23, uma desatenção da defensiva leixonense deixou isolado Gonçalo Abreu (23 minutos), que, perante Fonseca, inaugurou o marcador.

O Leixões reagiu através do incansável e veloz Oliveira, que, aos 36 minutos, desmarcou-se na área adversária e atirou às malhas laterais.

Para a segunda parte, Augusto Inácio desfez a muralha defensiva de três centrais, ao tirar Areias, substituído pelo avançado Félix, mas foi o Feirense a primeira equipa a levar perigo, num remate de Roberto, que obrigou Fonseca (49 minutos) a partilhar a defesa com a barra.

No lance seguinte, Fábio Espinho levou a bola ao travessão da baliza do Feirense e o golo do Leixões acabou por surgir, por intermédio de Nuno Silva, aos 60 minutos, num lance confuso na pequena área do Feirense, após um livre.

A equipa de Santa Maria da Feira, que no historial de 10 jogos nunca saiu vitoriosa do Estádio do Mar, viu a tradição cumprir-se quando, aos 76 minutos, Rui Pedro marcou o segundo golo leixonense, num lance de contra-ataque a envolver toda a frente de ataque da formação da casa.