A Oliveirense venceu hoje o Leixões por 1-0, com um golo irregular de Ronaldo, aos 47 minutos, na 19.ª jornada da Liga de Honra, e regressou à liderança do campeonato.

A Oliveirense aproveitou o deslize do ex-líder Trofense, que perdeu sábado no terreno do Feirense (0-1), isto quase uma hora com menos um jogador, por expulsão de Vítor, por acumulação de amarelos, aos 35 minutos.

No início da segunda parte, Olegário Benquerença não viu Ronaldo marcar com a mão e carregar o guarda-redes contrário e validou a vitória da Oliveirense, que, depois, Bruno Vale segurou, ao deter uma grande penalidade inexistente (mergulho de Oliveira), apontada por Fábio Espinho.

A Oliveirense foi a primeira equipa a criar perigo com um remate, por cima, de Clemente, logo aos cinco minutos, mas, depressa, o Leixões conseguiu equilibrar o jogo, com Fábio Espinho como unidade em destaque.

Apesar da intensidade da partida, a primeira parte serviu sobretudo para ver muitas faltas e o protagonismo de Benquerença, que acabou o jogo com 11 cartões amarelos mostrados e dois vermelhos, por acumulação.

A jogar com menos um desde os 35 minutos, a Oliveirense entrou, ainda assim, a pressionar o Leixões na etapa complementar.

E, logo aos 47 minutos, Yero interceptou um cruzamento da direita na área leixonense e cabeceou para o segundo poste, onde apareceu Ronaldo a desviar para o fundo da baliza. O árbitro da partida validou o golo, apesar de Ronaldo ter desviado a bola com o braço, após carregar Fonseca.

O Leixões tentou reagir e teve uma grande oportunidade para empatar aos 55 minutos. Oliveira deixou-se cair na área, em jogada com Laranjeira, Benquerença marcou penálti e, na conversão, Fábio Espinho, rematou para a defesa de Bruno Vale e, na recarga, Félix atirou para as “nuvens”.

A pressão do Leixões tornou-se asfixiante até ao final do encontro. Com o treinador da Oliveirense na bancada, por ter sido expulso ainda primeira parte, a equipa da casa teve em Bruno Vale o grande trunfo para a vitória.

Aos 84 minutos, Fábio Espinho surgiu na cara de Bruno Vale, que, uma vez mais, defendeu, para canto. Já nos descontos a bola entrou mesmo na baliza da Oliveirense, mas o lance foi anulado pelo árbitro da partida por falta clara de Félix sobre Bruno Vale.