O Leixões manteve-se hoje na corrida à subida, ao impor uma pesada derrota (4-1) ao anfitrião Penafiel, que acumulou falhas defensivos e prosseguiu uma desastrada caminhada, na 21.ª jornada da Liga de Honra em futebol.

A formação de Matosinhos, comandada por Litos, passou a somar 30 pontos, menos seis do que o Trofense, que caiu para o segundo lugar, ao perder por 1-0 no reduto da Oliveirense, nova líder da tabela, com 38.

Por seu lado, Francisco Chaló, terceiro técnico da época, tinha uma missão difícil: pegar num Penafiel sem rumo, sem resultados e em queda livre desde o tempo de Lázaro Oliveira e transformá-lo numa equipa ganhadora e com um bom futebol, o que não conseguiu neste encontro.

Frente a um Leixões com um “onze” de mecanismos bem definidos, os penafidelenses tiveram dificuldades em encontrar espaços, com o jogo a concentrar-se no meio-campo e as oportunidades a não surgirem até Rui Pedro aparecer para assumir a função de protagonista do dia.

O leixonense precisou de apenas dois minutos para “bisar”: primeiro, aproveitou uma desatenção da defesa do Penafiel, que ficou a pedir fora-de-jogo, para rematar rasteiro e bater Márcio Ramos, depois, de novo isolado frente ao guarda-redes, fez um chapéu para assinar o segundo golo.

As aspirações dos comandados de Francisco Chaló, que viu as suas experiências (a adaptação de Zamorano a defesa, a exclusão dos habituais titulares Ferreira, Cascavel e Stéphane) terem um resultado desastroso, complicaram-se, mais ainda quando Pedro Santos, em velocidade, ultrapassou a desnorteada defesa e apontou o terceiro, aos 26 minutos.

Em cima do intervalo, um canto podia ter dado o golo ao Penafiel, mas a confusão junto à baliza dos visitantes acabou em nada, com o pontapé de recarga de Vítor a sair para fora.

A segunda parte foi uma repetição dos primeiros 45 minutos, com o Leixões a massacrar o Penafiel e com Ruben a aproveitar novo disparate do quarteto defensivo local para tornar ainda mais expressiva a vantagem.

Os pupilos de Litos, seguros da vitória, limitaram-se, então, a controlar o jogo, sendo apenas surpreendidos por um insatisfeito Cascavel, que fez o golo de honra dos locais.

Este novo desaire supõe a nona derrota do Penafiel, que parece cada vez mais um sério candidato à despromoção, enquanto o Leixões ainda pode sonhar com a subida, com o segundo lugar a seis pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.