A descida para a Liga de Honra de futebol, no final da época passada, pode resultar numa redução de cerca de 60 por cento do número de espectadores dos jogos disputados em casa por Belenenses e Leixões.

Caso mantenha a mesma assistência média registada nos primeiros 11 jogos no Restelo (1315), o Belenenses contabilizará cerca de 20 000 espectadores ao longo da época, menos 61,1 por cento dos que os 50 658 somados nos 15 encontros do campeonato principal da temporada passada, segundo números da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Em Matosinhos, caso se mantenha a mesma afluência média (1.612) das 11 já disputadas na Liga de Honra da temporada em curso, os 56 663 espectadores presentes nas partidas do escalão principal em 2009/10 podem diminuir 55,8 por cento, para cerca de 24 000.

Mesmo sem despromoções, Feirense e Santa Clara correm o risco de ver a afluência aos seus recintos encolher drasticamente, com uma redução de 33,4 por cento no caso da formação de Santa Maria da Feira e de 30,1 por cento nos açorianos.

Estes são os únicos quatro emblemas com previsões em baixa do total de espectadores no final da temporada, com base no pressuposto de que nas últimas sete rondas da Liga de Honra serão mantidas as médias observadas até agora. No pólo oposto, em Barcelos e Penafiel registam-se afluências muito mais expressivas do que na última temporada.

O Arouca contabiliza uma média de 568 espectadores nos seus primeiros 11 jogos na Liga de Honra, enquanto o Moreirense, que foi promovido da II Divisão, detém a quarta melhor assistência média, com 1432 em cada um dos dez encontros disputados em Moreira de Cónegos.