O Belenenses ficou hoje muito perto de assegurar a manutenção na Liga de Honra em futebol, ao vencer fora Oliveirense (1-0), praticamente afastada da subida, em encontro da 28.ª jornada.

Um golo de Sidnei, já nos descontos, e uma exibição decisiva do guarda-redes Semmler, selaram o triunfo dos “azuis”, que passaram a contar mais quatro pontos do que o penúltimo classificado, agora o Varzim.

A primeira parte não teve muitas oportunidades, merecendo destaque apenas um remate com perigo de André Almeida, do Belenenses, aos 19 minutos. Do lado oliveirense, nota para o cabeceamento de Magano para defesa do guardião contrário.

A segunda metade trouxe mais emoção e lances de perigo. O Belenenses jogou sempre em contra-ataque e a tentar aproveitar o adiantamento dos homens de Pedro Miguel, que tudo arriscou para conseguir manter a equipa na luta pela subida.

Aos 49 minutos, Pélé tentou um chapéu a Bruno Vale, mas a bola saiu por cima da barra.

Seguiram-se vários lances de perigo para a Oliveirense. Em menos de cinco minutos, a equipa de Oliveira de Azeméis criou quatro oportunidades e, aos 50 minutos, a bola entrou na baliza do Belenenses, mas a jogada foi anulada por posição irregular de Clemente.

No minuto seguinte, foi a vez de Magano cabecear para uma defesa de Semmler, que afastou com uma palmada. O cenário repetiu-se aos 52 minutos, quando Clemente rematou dentro da área para Semmler fazer a defesa da tarde.

Aos 53 minutos, foi Yero a cabecear já no interior da área do Belenenses, mas por cima da barra.

A equipa de José Mota defendia-se como podia, mas espreitava sempre as saídas rápidas para o ataque. Aos 57 minutos, um remate de Victor à entrada da área obrigou Bruno Vale a afastar com a mão direita para canto. E, aos 65, a cena repete-se, mas com Celestino a ser o autor do remate.

Nos últimos minutos o treinador da Oliveirense arriscou na tentativa de chegar à vitória, mas acabou por sair a perder. A eficácia do Belenenses falou mais alto, quando, aos 90+4 minutos, Sidnei arrancou com a bola controlada pela esquerda, passou por toda a defesa oliveirense e, na cara de Bruno Vale, rematou para o fundo da baliza.

A equipa de Pedro Miguel ainda tentou reagir, mas o melhor que conseguiu foi um cabeceamento de Yero ao lado da baliza da equipa azul.