O Feirense manteve hoje a liderança da Liga de Honra de futebol, numa 28.ª jornada em que Gil Vicente e Trofense mantiveram a pressão sobre o comandante e a Oliveirense comprometeu o sonho da subida.

Na recepção ao Estoril, o conjunto Quim Machado venceu pela margem mínima – André Fontes (79 minutos), em lance de insistência – e recuperou o comando, provisoriamente “roubado” pelo Gil Vicente, que sexta-feira tinha ganho ao Penafiel (4-1) e manteve o segundo posto.

O Feirense totaliza 51 pontos, seguindo-se Gil Vicente, com 49, e Trofense, com 48: o conjunto da Trofa esteve a perder na difícil deslocação a Arouca (Hugo Monteiro, aos 29 minutos), mas teve estofo para dar a volta, com tentos de Chico (42), Nildo (47) e Zé Manel (90, de penalti).

O Feirense visita o Desportivo das Aves e recebe o Leixões, o Gil Vicente desloca-se ao Estoril e acaba em casa com o despromovido CD Fátima, enquanto o Trofense recebe o aflito Sporting da Covilhã e termina nos Açores, frente ao Santa Clara.

A Oliveirense seguia, junto ao Trofense, a um ponto do segundo lugar, mas foi surpreendida em casa pelo Belenenses, que assim, praticamente, garantiu a manutenção: os locais porfiaram, em vão, no ataque e acabaram surpreendidos com golo de Sidney já nos descontos, aos 90+4.

Na zona “vermelha” da classificação, o Sporting da Covilhã venceu o duelo dos últimos, despromovendo o Fátima, com golos de Amessan aos 48 e 61 minutos, e Wagnão, aos 69, e assim conseguiu subir acima da “linha de água”, por troca com o Varzim.

Os poveiros comprometeram, ao perder 3-2 na visita ao Moreirense, que assim garantiu a manutenção, e com isso caíram para penúltimo: os golos de Rafael (46 minutos) e Tiago Terroso (62) de nada valeram, face aos tentos de Bruno Madeira (22), Pica (36) e Antchouet (75).

O Sporting da Covilhã (29 pontos) visita o candidato à subida Trofense e recebe o Desportivo das Aves, enquanto o Varzim (28) joga em casa com o ainda aflito Belenenses e desloca-se ao reduto da Oliveirense.