O Belenenses venceu este sábado o Varzim por 2-1 e assegurou a manutenção na Liga de Honra de futebol, após a 29.ª jornada, mas deixando os nortenhos em posição de descida.

Os poveiros, que continuam abaixo da “linha de água”, até começaram bem o jogo, saindo para o intervalo em vantagem, mas no segundo tempo permitiram a reviravolta no marcador, precipitando a festa da equipa do Restelo no relvado, após o apito final.

Na primeira parte, o domínio foi repartido e os dois conjuntos mostraram dificuldades na finalização, com os locais a mostrarem algum nervosismo e os visitantes a revelarem apatia.

O Belenenses mostrava mais coerência no capítulo do passe, enquanto o Varzim só conseguia ameaçar o guarda-redes “azul” através de bolas paradas.

Nesta toada, o golo dos poveiros, a dois minutos do intervalo, acabou por surpreender, com Salvador, de livre, a protagonizar um remate de belo efeito, sem hipóteses para o guardião Semmler.

O segundo tempo ficou marcado por um futebol mais aberto de parte a parte, com a bola a rondar mais vezes as duas balizas.

Nesta fase, o Belenenses foi mais eficaz, com Miguel Rosa, aos 51 minutos, a restabelecer o empate, numa jogada de envolvência dos “azuis”, com culpas para passividade da defensiva poveira.

Dez minutos depois, o Varzim desperdiçou uma soberana oportunidade para retomar a dianteira, mas o remate de Tiago Terroso, na sequência de um canto, deparou-se com a oposição de Baggio, já em cima da linha de golo.

O jogo tinha agora mais emotividade, com os visitantes a não se acomodarem com empate, e Tiago Gomes e Pele visaram a baliza anfitriã com um par de remates perigosos.

Aos 75 minutos, o Belenenses concluiu a reviravolta no marcador, com André Almeida a dar a melhor sequência a um livre cobrado por Tiago Rosa, dando assim a estocada final num Varzim, que não mais reagiu.