A Liga de Honra de futebol encerra no domingo, com a disputa da 30.ª jornada, na qual se decidirá o campeão da prova e que equipas que acompanharão Feirense na subida de divisão e Fátima na descida.

O Feirense, que na ronda anterior assegurou um lugar na principal competição, receberá o Leixões e poderá festejar, além da subida, o título de campeão nacional, tendo para isso que ganhar o jogo se o Gil Vicente também vencer o seu. A equipa de Barcelos tem vantagem no confronto directo entre ambos, caso terminem empatados pontualmente.

A formação de Santa Maria da Feira tem dois pontos de vantagem sobre o Gil Vicente, segundo classificado (54 contra 52), mas sofreu duas derrotas frente à equipa de Barcelos na temporada que agora finda.

Ao Gil Vicente, por sua vez, não bastará o empate frente ao Fátima para assegurar a subida, pois a sua vantagem sobre o Trofense, ainda na corrida, é de apenas um ponto.

A equipa que se desloca a Barcelos é o último classificado e com a descida já assente, mas um deslize gilista (empate ou derrota) poderia ser fatal caso o Trofense vença na difícil deslocação aos Açores, onde defrontará o Santa Clara.

Em caso de empate, o Gil Vicente somaria apenas 53 pontos (tem 52) face aos 54 que a equipa da Trofa poderá conseguir, passando esta, nessas circunstâncias, a fazer companhia ao Feirense na subida.

Em caso de igualdade pontual na última ronda (derrota do Gil Vicente e empate do Trofense), a vantagem pertence ao emblema de Barcelos, que no confronto entre ambos soma uma vitória e um empate (2-1 e 2-2).

Por fim, resta dizer que, mesmo que venha a empatar pontualmente com o actual líder, o Gil Vicente não conquistaria o título de campeão da segunda divisão, devido ao saldo negativo (uma derrota e um empate) nos confrontos directos com a equipa de Santa Maria da Feira.

No que diz respeito à descida à II divisão nacional, Varzim (com 28 pontos) e Sporting da Covilhã (29) tentarão escapar à despromoção na derradeira jornada.

A tarefa parece mais fácil para os serranos, que recebem o Desportivo das Aves, embora estejam obrigados a ganhar, caso a equipa da Póvoa de Varzim consiga os três pontos na deslocação ao terreno da Oliveirense.

Mas, em caso de empate pontual após o desfecho dos dois encontros (derrota do serranos e empate dos poveiros), a vantagem é do Varzim, que venceu os dois encontros com o Sporting da Covilhã (2-1 e 5-2).

Todos os jogos se disputam no domingo, às 16h00, à excepção dos três que envolvem as equipas que lutam pela subida e pelo título de campeão, marcados para as 18h00.

Programa da 30.ª e última jornada:

Domingo, 29 Maio:
Oliveirense - Varzim, 16:00.
Moreirense - Penafiel, 16:00.
Belenenses - Estoril, 16:00.
Sporting da Covilhã - Desportivo das Aves, 16:00
Arouca - Freamunde, 16:00.
Gil Vicente - Fátima, 18:00 (Sport TV).
Santa Clara - Trofense 18:00.