O treinador do Sporting da Covilhã está confiante na manutenção da equipa na Liga de Honra de futebol, equipa que precisa de fazer um resultado igual ou melhor do que o Varzim para se manter.

«A manutenção está à mercê da nossa responsabilidade. Nós temos de ser responsáveis e temos de defender com garra o clube neste último jogo», realça Tulipa, que, em Fevereiro, substituiu João Pinto no comando dos "leões da serra".

O técnico disse que a equipa podia ambicionar mais se não tivesse tropeçado tantas vezes nos próprios erros: «Uma equipa com qualidade e, em alguns sectores, com uma qualidade acrescida, tem de saber conviver melhor com todos os momentos do jogo. Tem de ter outra maturação para não errar tantas vezes».

Na opinião de Tulipa, o lugar que os serranos ocupam na classificação não corresponde à qualidade da equipa. «Percebemos que há outras equipas que estão noutra posição na tabela classificativa que em termos qualitativos não são melhores que nós, mas, se calhar, gerem melhor os momentos do jogo, sem os riscos que às vezes corremos, porque às vezes transformamos uma acção que tem de ser segura e eficaz, numa acção que nos prejudica».

A treinar a única equipa do interior nos campeonatos profissionais de futebol, Tulipa diz que «é importante para o clube e para a cidade» a manutenção.

«É importante que este clube, que é histórico, o 17.º com mais presenças na Liga principal, continue nas ligas profissionais, na perspectiva de descentralizar e se estruture de forma a que futuramente consiga andar próximo da almejada subida de divisão», disse o treinador.

Tulipa salienta que «para o crescimento do clube, é mais fácil que esteja na liga profissional», justificando que o recrutamento de jogadores, difícil numa equipa do interior do país, se torna menos complicado se convidados para jogar num campeonato com maior projecção.

«Eles querem jogar onde podem ser mais conhecidos, onde estão as melhores equipas e melhores jogadores», acentua.

O treinador frisa que também para a cidade é bom ter a oportunidade «de todos os domingos assistirem aos jogos de uma boa competição» e, tendo a Covilhã uma forte componente turística, o comércio poder tirar proveito de gente que se desloque para ver os desafios.

«Há também a possibilidade de estar perto da primeira divisão e, se isso acontecer, trazer mais dividendos para a cidade», acrescentou.