O Varzim chega última jornada da Liga de Honra de futebol a depender de terceiros para assegurar a manutenção, mas, ainda assim, o clima é de optimismo no seio da equipa poveira.

Os “alvi-negros”, penúltimos classificados da prova, deslocam-se domingo ao reduto da Oliveirense, num desafio que não podem perder, tendo, depois, que esperar que o Sporting da Covilhã não vença na recepção ao Desportivo das Aves.

Apesar de só esta conjugação de resultados permitir que a equipa nortenha se mantenha na Liga de Honra, o técnico do Varzim, Eduardo Esteves, garante que «o grupo de trabalho está motivado».

«Temos de nos abstrair de todos os condicionalismos e manter a nossa concentração apenas no nosso jogo. Não vamos desistir. Queremos conquistar os três pontos e esperar que o Covilhã escorregue», disse o técnico.

Eduardo Esteves sente «que a cidade e os adeptos estão com a equipa, e que nunca deixaram de acreditar no grupo de trabalho e no projecto delineado para esta época».

Já Lopes de Castro, presidente em exercício do clube, garantiu que, «independentemente do desfecho desta temporada, está a já ser feita uma reflexão sobre a prestação da equipa».

O líder do Varzim não esconde a esperança em que a equipa evite a descida aos escalões não profissionais do futebol nacional.

«Lamentavelmente chegamos à última jornada a depender de terceiros. Mesmo assim, acho que ainda há uma janela aberta para nos mantermos. Fundamental é vencermos o nosso jogo, nisso não podemos facilitar», disse o presidente do clube.

Caso a equipa se mantenha na Liga de Honra, Lopes de Castro vai reflectir se vai manter-se no clube, mas, em caso de descida à II Divisão, o presidente varznista não tem dúvidas: «Apresentarei uma lista à eleições e vamos encarar todas as responsabilidade e dificuldades de gerir o clube numa situação que será muito complicada».