O Gil Vicente levou hoje Barcelos ao rubro com a conquista do título de campeão da II Liga e consequente subida à liga principal. Os gilistas venceram no último jogo da época o despromovido Fátima, último classificado da tabela.

O Feirense, que precisava de vencer para conquistar o título, não foi além de um empate a zero com o Leixões. Apesar de garantirem a subida, os jogadores do Feirense acabaram por sair desolados deste último jogo. A equipa de Barcelos e Santa Maria da Feira terminam com o mesmo número de pontos mas os minhotos têm vantagem no confronto directo. Os gilistas venceram o jogo da primeira volta por 0-1 (6ª Jornada) e o da segunda por 3-2 (21ª).

O Gil Vicente regressa, desta forma, à I Liga depois de, em 2006, apesar de ter ficado em 12º, ter sido despromovido devido ao caso Mateus. Devido a isto, o presidente do Gil Vicente, António Fiuza, fala de «justiça». Conseguimos «vencer dentro das quatro linhas», salientou António Fiuza já durante os festejos, relembrando o moroso processo do caso Mateus, que leva já cinco anos.

Gil Vicente e Feirense preparam agora o ataque às equipas da I Liga para a época 2011/2012 em substituição do Portimonense e Naval que foram empurrados para a II Liga.