O Gil Vicente garantiu hoje o regresso ao escalão principal cinco anos depois do "caso Mateus" e sagrou-se também campeão da Liga de Honra de futebol, depois de beneficiar do “nulo” caseiro do Feirense frente ao Leixões.

A equipa de Barcelos recebeu o já despromovido CD Fátima e venceu por 3-1, o que permitiu ao colectivo de Paulo Alves igualar em pontos o Feirense, que na semana passada já tinha assegurado a promoção à Liga principal 21 anos depois e que não conseguiu prolongar para 11 as vitórias em casa no campeonato.

A vantagem no confronto directo entre Gil Vicente e Feirense deu aos gilistas o primeiro lugar. O clube de Barcelos consumou o regresso à Liga portuguesa, competição que disputou pela última vez em 2005/06.

Apesar do 12.º lugar, que garantia a permanência, a alegada inscrição irregular de Mateus como profissional no Gil Vicente, quando tinha de estar um ano como amador de acordo com os regulamentos, relegou então o clube de Barcelos para a Liga de Honra.

O polémico "caso Mateus" originou uma sucessão de queixas e decisões dos órgãos de jurisdição disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

O Gil Vicente recorreu para os tribunais comuns, o que obrigou a FIFA a ameaçar a FPF para disciplinar o Gil Vicente, por tentar resolver o diferendo fora da esfera desportiva.

A um ponto dos gilistas e dos feirenses nesta edição da Liga de Honra ficou o Trofense, vitorioso em Ponta Delgada, por 1-0, na visita ao tranquilo Santa Clara.

O Trofense discutia a promoção com o Gil Vicente, mas o objectivo só seria concretizado se os gilistas perdessem com o "lanterna vermelha" CD Fátima, um resultado improvável, mas ainda assim possível.

Também Estoril-Praia e Varzim festejaram o triunfo fora, mas enquanto os "canarinhos", que venceram por 1-0 um Belenenses afundado numa crise financeira, se limitaram a averbar a segunda vitória fora no campeonato, de nada serviram aos poveiros os três pontos.

Ao ganhar por 1-0 no terreno da Oliveirense, o Varzim esteve a segundos de conseguir a manutenção, mas acabou por ser despromovido devido a um golo de Milton aos 90+4 minutos, que deu ao Sporting da Covilhã a vitória em casa sobre o Desportivo das Aves, por igual resultado.