Após a vitória por 1-0 no terreno da Oliveirense, que não chegou para garantir a permanência na Liga de Honra, os jogadores do Varzim remeteram-se ao silêncio junto do balneário, num ambiente de profunda tristeza.

Já o treinador e o presidente do clube poveiro deram a cara em nome do grupo na sala de imprensa. Eduardo Esteves anunciou «o fim de um ciclo» à frente da equipa alvi-negra e tentou explicar o que falhou esta época.

«Não descemos de divisão aqui. Fizemos o nosso trabalho hoje e, como digo aos jogadores, por um ponto se sobe e por um ponto se desce. Aconteça o que acontecer o Varzim nunca vai deixar de existir e é preciso que as pessoas se unam em torno do clube para o recolocar onde merece, mas o meu ciclo no Varzim chega ao fim», disse.

Segundo Eduardo Esteves, a decisão de deixar o comando técnico do Varzim «já estava tomada» e não dependia dos resultados de hoje.

Na hora de fazer o balanço da época, Eduardo Esteves afirmou que a Federação Portuguesa de Futebol não planeou bem os jogos da Taça de Portugal e sublinhou a juventude do plantel.

«Andávamos à caça com fisga e outros de caçadeira, era o que dizíamos em tom de brincadeira. Entrámos mal no campeonato e tivemos uma sucessão de empates. A equipa soltou-se e fomos apelidados de tudo, até de sermos o Ajax da Póvoa. Mas houve uma sobrecarga de jogos e a Federação teve pouco cuidado em marcar os jogos da Taça de Portugal», recordou.

O técnico lembrou que a sua equipa disputou sete jogos no mês de Janeiro, «o que num plantel não tão extenso se fez notar no rendimento da equipa».

Visivelmente incomodado com a despromoção da equipa varzinista ao terceiro escalão, o presidente Lopes de Castro aproveitou, no entanto, para dizer que se vai «recandidatar à presidência do clube».

«O Varzim desceu porque fez menos pontos do que o Covilhã. Há muitos motivos e vamos fazer a avaliação do que se passou. Esta descida era a ultima coisa de que precisávamos e vamos ver o que o futuro nos reserva», referiu.

Lopes de Castro garantiu que, apesar da despromoção, não abandona o clube: «Sou recandidato e desta vez fico até ao fim e os sócios decidem. O presidente assume esta descida de divisão».