O Atlético Clube de Portugal foi hoje recebido na Câmara Municipal de Lisboa, a propósito da subida da equipa de futebol à Liga de Honra, e "promete" voltar já para o próximo ano.

Almeida Antunes, presidente do clube, manifestou a vontade de ir mais longe e que o clube de Alcântara não se fique só pelo regresso ao campeonato secundário, mas vá mesmo para a Liga principal.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, assume o mesmo desejo:

«Temos uma enorme estima pelo Atlético. Sabemos que nova subida vai ser difícil, mas quem ganha esta ganha a próxima.»

«Entre a política e o desporto deve haver uma separação, mas não entre a política e as instituições», afirmou ainda, justificando a ida do Atlético aos Paços do Concelho.

Por isso, na Câmara, que é «casa de visitas de toda a cidade», há lugar «desde a mais pequena colectividade até aos campeões europeus», disse, relembrando que ali foi recebido o Sporting quando ganhou a Taça e o Benfica quando foi campeão.

Por uma tarde, o Salão Nobre da Câmara «foi» do Atlético e de Alcântara, com todo o plantel e equipa técnica do clube e a marcha popular daquele bairro ribeirinho, vestida a rigor.

Almeida Antunes confessou-se «emocionado» com o momento, sobretudo quando recorda os anos que já tem à frente do clube da Tapadinha.

«Quando lá chegámos, o Atlético estava 'morto', aos poucos criámos condições de sobrevivência», disse.

Destaca o bingo, propriedade do clube e que «vale uns milhões», o pavilhão e a gestão das piscinas municipais da Tapadinha.

«O Atlético pode viver sem ser de mão estendida.»

Na Liga de Honra, as receitas vão crescer, com as verbas da Taça da liga e das transmissões televisivas, mas também haverá que atender às exigências da Liga e fazer obras no estádio da Tapadinha, uma realidade para que pede «o apoio da Câmara».

António Costa relembra a «excelente relação» da autarquia com o clube.

«Vamos continuar a colaborar com o Atlético, que é um bom veículo de formação cívica e desportiva», disse.