O Freamunde deu esta sexta-feira início à preparação da época 2011/12 com sete reforços num plantel já fechado e a aposta de garantir cedo, com menos dinheiro, a permanência na Liga de Honra de futebol.

Na breve cerimónia de apresentação, o presidente do clube, Manuel Pacheco, chamou a atenção para «as muitas dificuldades» financeiras que os clubes vão enfrentar numa época que será «uma cópia das anteriores», em termos de objectivos desportivos e financeiros.

«Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, mas queremos cumprir os compromissos financeiros já assumidos. O nosso orçamento, que reflecte a quebra de apoios do município e de outros patrocínios, vai rondar um milhão de euros, para menos um bocado da época que terminou», explicou.

Manuel Pacheco disse ainda querer ficar acima da linha de descida no final da época, um objectivo reiterado pelo treinador Nicolau Vaqueiro, para quem «o plantel está fechado e oferece garantias».

«O Freamunde está no caminho certo ao não entrar em loucuras e esta é uma realidade muito própria deste clube. Dentro das limitações financeiras, os jogadores são da minha inteira responsabilidade, mas estou satisfeito com as escolhas, pois temos jovens e, outros, veteranos, que podem dar resposta àquilo que pretendemos», explicou o técnico.

Apresentaram-se 26 jogadores, entre os quais sete reforços: o guarda-redes Assis (ex-Lousada), o defesa Amorim (ex-Vitória de Guimarães), os médios Nana K (ex-Mirandela), Bruno Magalhães (ex-Ribeirão) e Pedro Moita (ex-Fátima), e ainda os avançados Horácio (ex-Sporting de Espinho) e Felipe Alberto (ex-Rio Preto).

Cinco jogadores da formação freamundense também vão trabalhar às ordens de Nicolau Vaqueiro, líder de uma técnica reforçada com a entrada do preparador físico Mateus Costa.

O Freamunde tem agendado o primeiro jogo de preparação para segunda-feira, dia 04 de Julho, frente aos búlgaros do Brasov (17h00), voltando a jogar em casa cinco dias depois frente ao Sporting de Braga (18h00).

Segue-se, a 15 e 16 de julho, o I Torneio Cidade de Freamunde, envolvendo as equipas do Desportivo das Aves, Moreirense e o primodivisionário Gil Vicente, a visita a Penafiel, no dia 19 (17:00) e o jogo em Melgaço, a 26, frente ao Celta de Vigo (19:30).