O Atlético, que está de regresso às ligas profissionais de futebol, fez hoje o primeiro treino de preparação para a nova época, tendo-se apresentado com quatro caras novas, num plantel liderado pelo técnico João de Deus.

Vinte e um anos depois de ter participado pela última vez numa liga profissional (1979/80), o clube de Alcântara iniciou a nova temporada com a maioria do plantel que assegurou a subida de divisão e com quatro reforços: Coelho e Hélio Vaz, emprestados pelo Benfica, Bruno Carvalho (ex-Farense) e Mário Mateus (ex-júnior).

O defesa central Abel Pereira (ex-Fátima e Gondomar), que também estava garantido, por empréstimo do Benfica, acabou por não marcar presença, depois de o seu empresário ter informado, na véspera, que o jogador não estava disponível para jogar na Tapadinha.

No treino inaugural, o técnico João de Deus, também ele uma das caras novas, contou com a presença de 22 jogadores, entre os quais os juniores Paulo Freitas e Zé Pedro, que vão realizar a pré-temporada com o plantel principal, além de outros dois atletas que estão a treinar à experiência.

Além de João de Deus, fazem parte da equipa técnica os adjuntos Carlos Pereira, António Alves e Diogo Pereira.
Do plantel da temporada passada saíram sete jogadores: Mandeiro, Carlitos, Paulo Sérgio, Tiago Miranda, Joãozinho, Filipe Falardo e Sérgio Brás.

João de Deus revelou que o facto de poder treinar numa liga profissional foi decisivo para aceitar o convite que lhe foi endereçado «por um clube histórico» e apontou como meta para esta época «ganhar jogos».

«O objectivo é ganhar. Quando se fala de profissionalismo, fala-se em ganhar. Não vamos ganhar sempre, mas, sempre que pudermos, não vamos deixar de o fazer. Espera-nos muito trabalho, mas acredito que o rigor, a organização e o profissionalismo podem nos ajudar a trazer bons dividendos», afirmou.

O presidente do Atlético, João de Almeida Antunes, realçou a «colaboração» com o Benfica e a «amizade com Luís Filipe Vieira e Rui Costa», que, inclusive, aconselharam a contratação do jovem treinador (34 anos).

Neste regresso à Liga de Honra, o dirigente máximo do Atlético referiu que vai trabalhar com «o orçamento possível», embora ainda não saiba os valores em questão, pois aguarda a verba que a Liga destina aos clubes, assim como as verbas relativas às transmissões televisivas.

A equipa da Tapadinha já tem agendados três encontros de preparação: Estoril-Praia (13 de julho) e Vitória de Setúbal (27 de julho), além de uma equipa francesa, a designar, que vai realizar o estágio em Portugal e que vai defrontar o Atlético no dia 24 de julho.