Um golo de Quinaz deu hoje um justo triunfo ao Desportivo das Aves, da Liga de Honra de futebol, sobre o Vitória de Guimarães, da Liga, por 1-0, na apresentação dos avenses aos seus adeptos.

O Desportivo das Aves apresentou 25 jogadores aos poucos adeptos presentes no seu estádio, 14 deles são reforços, e deixou excelentes indicações para a temporada 2011/12.

Já o Vitória de Guimarães, que tem o seu primeiro jogo oficial dentro de oito dias (28), diante dos dinamarqueses do Midtjylland ou do The New Saints, do País de Gales, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, dá motivos de preocupação ao seu treinador, Manuel Machado, tão fraca foi a exibição da equipa.

Depois dos triunfos sobre o Brasov, Penafiel e Beira-Mar, os vitorianos já tinham deixado a desejar na apresentação aos sócios, na sexta-feira, ao perderem em casa com o Rio Ave, e hoje não foi capaz de mostrar a supremacia que se lhe exigia, tendo em conta, até, que já tem mais tempo de preparação que os avenses.

O Desportivo das Aves já tinha batido outra equipa primodivisionária, o Rio Ave (2-0), e hoje provou que não foi por acaso, mostrando qualidades que podem tornar a equipa numa das candidatas à subida, apesar dos seus responsáveis já terem tirado essa pressão do novo técnico, Paulo Fonseca.

Nos primeiros 25 minutos o equilíbrio foi a nota dominante, quebrado pouco depois (28) com o momento do jogo, o grande golo de Quinaz: o médio ex-Pinhalnovense rematou de longe e beneficiou de um pequeno desvio da bola em João Paulo que ganhou uma trajetória de impossível defesa.

Perante um Vitória sem fio de jogo, com destaque negativo para a exibição desastrada de Barrientos, Pedro Cervantes quase aumentou (34) depois de uma defesa incompleta de Nilson a cruzamento/remate de Quinaz.

No início da segunda parte, Manuel Machado introduziu uma equipa totalmente nova em campo, merecendo nota a presença do ex-sportinguista Pedro Mendes, que chegou a Guimarães há apenas cinco dias e jogou hoje 45 minutos.

Mas, seria o Desportivo das Aves a estar muito perto de voltar a marcar depois de um erro da defesa vitoriana, mas Pires, depois de um cruzamento de Daly da esquerda, viu Serginho defender para o poste o seu remate de primeira (58).

A equipa vimaranense que sexta-feira parte para os Açores, para participar nos dias 23 e 24 no Torneio Pauleta, não conseguiu quase nunca tornear a bem urdida teia defensiva do Desportivo das Aves, que justificou plenamente a vitória.