O Trofense somou hoje a primeira vitória na edição 2011/12 da Liga de Honra ao derrotar no Funchal o União da Madeira, por 1-0, em jogo da quinta jornada.

Os madeirenses sofreram a terceira derrota consecutiva e a segunda nos Barreiros, enquanto a equipa da Trofa saltou do último lugar para o 12.º, deixando o Portimonense na condição de “lanterna vermelha”.

Uma expulsão e um golo sofrido, de grande penalidade, aos 21 minutos, convertida por Reguila, condicionaram a estratégia da equipa madeirense que, apesar de tudo, reagiu positivamente às adversidades.

O guarda-redes Matt Jones derrubou um adversário na área, aos 20 minutos, recebeu ordem de expulsão e deu azo à marcação do penálti.

Contudo, uma grande penalidade falhada por Rúben Andrade, aos 43 minutos, a castigar uma mão inexistente de Pedro Santos, que também foi expulso, terá influenciado negativamente os madeirenses, sempre mais ousados que o adversário, mas pouco objetivos e ineficazes em termos de finalização.

Na segunda parte, a insistência do União da Madeira, com o propósito de chegar à igualdade, esbarrou quase sempre na boa organização defensiva dos nortenhos.

Com o passar do tempo, a segunda derrota caseira dos madeirenses foi ganhando expressão, num jogo em que o juiz de Braga, Jorge Ferreira, assumiu boa parte do protagonismo.