O Leixões apanhou hoje o Atlético na liderança da Liga de Honra de futebol, ao vencer o Sporting da Covilhã por 1-0, beneficiando da derrota da equipa lisboeta em Arouca, por 2-0, em jogos da quinta jornada.

Um golo madrugador de Jumisse, aos quatro minutos, foi suficiente para o Leixões se impor à equipa serrana, penúltima classificada, cuja reação ficou também limitada pela expulsão de Gegé aos 73 minutos.

O Leixões juntou-se ao Atlético no topo da classificação, depois de a equipa lisboeta ter sofrido a primeira derrota na prova, imposta pelo Arouca, quarto posicionado a dois pontos do comando, com golos de Roberto (nove minutos) e Joeano (90+2), num jogo que marcou a estreia de Vítor Oliveira no comando técnico dos anfitriões.

A Oliveirense poderia nesta altura repartir a liderança com Leixões e Atlético, caso tivesse ganho no estádio do Estoril-Praia, mas o conjunto de Oliveira de Azeméis limitou-se a um empate sem golos e foi inclusive ultrapassada pelo Belenenses.

A equipa lisboeta deu um salto na tabela, para o terceiro lugar, a apenas um ponto do duo de líderes, ao vencer por 1-0 na receção ao Freamunde, graças a um golo madrugador do defesa central brasileiro Léo Kanú, que está emprestado pelo Benfica.

O Santa Clara também subiu vários lugares, de 10.º para sexto, ao vencer o “lanterna vermelha” Portimonense por 2-1, com golos de Sylvestre, aos 28 minutos, e Pipo, aos 44, de pouco valendo aos algarvios o tento marcado por Ben Traoré, aos 56.

A Naval 1.º de Maio ultrapassou o Penafiel, ao vencer os penafidelenses por 1-0, com um golo de grande penalidade marcado por Edivaldo Bolívia aos 13 minutos, resistindo depois durante toda a segunda parte em inferioridade numérica, devido à expulsão de Ricardo Ehle aos 45+1.